Publicado
7 anos atrásno
Eu não sei há quantos anos exatamente eu ouvi isso, mas acontece que sempre que lembro eu não consigo parar de rir.
Reza a lenda que o vereador mais votado de Manaus na penúltima eleição, Reizo Castelo Branco, estava apresentando aquele programa sensacionalista que o pai dele apresentava antes de ter o AVC e ter saído de cena , quando uma das ouvintes ligou e conversou com o repórter-apresentador:
– Pelo amor de Deus, meu filho foi atacado pelo Estafilococos na Compensa e está internado no 28 de agosto, por favor, me ajuda. – Disparou a senhora ao telefone.
Imediatamente, o apresentador, indignado retrucou:
– Streptococcus, seu desgraçado, vamos baixar com a Rocam aí na Compensa e tu tá ferrado
O que o jovem prodígio não sabia é que Estafilococo se trata de um gênero de bactérias que pode causar doenças no ser humano.
É claro que em minutos a gafe do vereador ganhou repercussão nas redes sociais.
É isso aí, vereador. Quem iria imaginar que Streptococcus seria uma bactéria né? Eu acharia que fosse alguma comida estragada, por exemplo, sei lá…vai saber.
Como a internet não perdoa e para tirar sarro, até reproduziram fantasias carnavalescas sobre o tema. Abaixo, a do Sararau.
À época, 2012, diversos memes foram criados. Ainda é possível pesquisar sobre o tema na internet com vários links sobre a história. Abaixo, dois memes que consegui recuperar através dos sites que criaram conteúdo sobre a história do Streptococcus.
A bactéria Staphylococcus aureus causa morte por infecção generalizada e infelizmente é comum: vive na pele de até 20% da população mundial. Mas, em casos raros, pode entrar no organismo via machucados, hematomas ou cortes, cair na corrente sanguínea, causar uma infecção generalizada e provocar a morte em poucas horas.
A Staphylococcus aureus costuma viver na pele, sobretudo dentro do nariz. Via de regra, não causa problemas. Mas, em pessoas com predisposição genética, a bactéria pode cair na corrente sanguínea quando coçamos um local da pele onde ela está em grande quantidade e, em seguida, coçamos feridas, hematomas, cortes ou espinhas – portas de entrada para a corrente sanguínea.
Das espécies de estafilocos, a Staphylococcus aureus é a mais perigosa. Medidas de prevenção incluem higienizar as mãos e não coçar feridas, machucados ou espinhas. O tratamento é com um derivado da penicilina, antibiótico comum em hospitais. No entanto, dada a rápida evolução e a dificuldade de diagnóstico, o perigo é alto.
Sou o idealizador do No Amazonas é Assim e um apaixonado pela nossa terra. Gravo vídeos sobre cultura, comunicação digital, turismo e empreendedorismo além de políticas públicas.
Saiba porque não se deve assobiar em casa de noite
Lenda Urbana : Cobra Coral na Piscina de Bolinhas do Studio Play em Manaus
Camille Monfort, a Vampira da Amazônia, existiu ou não existiu?
ROCAM prende o “Mata Rindo”, um dos principais pistoleiros do CV
Confira o nome dos 12 policiais militares da ROCAM que foram afastados e presos por suposto envolvimento na chacina
Vídeo mostra 2 viaturas da ROCAM escoltando um carro Ônix Branco na Avenida das Torres em direção à AM 010