O Partido da Mulher Brasileira (PMB), uma das siglas cotadas para abrigar o projeto de reeleição do presidente Jair Bolsonaro, aprovou no último sábado , 24, a mudança no nome da legenda em reunião da executiva nacional, no Rio de Janeiro. O PMB passou a se chamar oficialmente “Brasil 35” — 35 é o atual número do partido. A mudança aconteceu na Convenção Nacional do Partido o seu novo nome: Brasil 35
O Brasil 35 surge com uma nova linha para suprir as necessidades dos brasileiros não sendo nem de Direita, nem de Esquerda e nem do Centro.
“Somos Plural. O Brasil que temos hoje é resultado das gestões feitas pela Direita, Esquerda, Centro e nada funciona. Vamos construir um Brasil para os brasileiros e trabalhar para alcançar os anseios de todos no que tange à Saúde, Educação, Economia e demais áreas “, revela a Presidente do Brasil 35, Suêd Haidar.
Com o slogan “Coragem para Fazer” o partido traz o Brasil no nome e tem como símbolo o céu com as estrelas que representam as Repúblicas Federativas acrescido do número 35.
“Estamos começando mais uma etapa da nossa caminhada. Fui a primeira Mulher Brasileira a fundar e homologar um partido neste País e agora temos o Brasil no nosso nome para mostrar a amplitude da nossa missão. Lutaremos pela igualdade de gênero. Continuaremos sendo o partido da sororidade e da empatia “, finaliza Suêd Haidar, Presidente do Brasil 35.
A mudança do nome estava em discussão desde 2017, inclusive registrado em ata. O principal objetivo é atrair maior número de filiados, que tem rejeição ao nome anterior.
Foto: Divulgação
De acordo com o presidente estadual da sigla, Santana Pires, a mudança do nome estava em discussão desde 2017, inclusive registrado em ata. O principal objetivo é atrair maior número de filiados. “O PMB tem rejeição para a filiação de algumas pessoas. Então, juntamos o útil ao agradável. Não é só por causa do Jair [Bolsonaro]”.
Foto: Divulgação
Segundo Santana, a presidente nacional do partido, Suêd Haidar tem conversado com Bolsonaro, que já havia falado sobre a possibilidade de mudança da nomenclatura. “É um atrativo porque se o presidente se filiar também ia querer a troca do nome”. O Brasil 35 disputa a preferência do presidente com o Patriota e o Democracia Cristã (DC).
O vereador Edgar Duarte Careca também confirma a negociação de Bolsonaro para filiação ao Brasil 35. “O partido tem total interesse em ter o presidente. Mas eu vejo uma dificuldade por ser um partido pequeno, não ter tempo de televisão e fundo partidário”.
Santana Pires nega e diz que Bolsonaro já deixou bem claro não tem empecilho sobre essas questões de recursos. “O PSL também era um partido pequeno [em 2018]. O influencia é a rede social. O partido tem só a ganhar e a crescer com Bolsonaro.
O PMB foi fundado em 2008, mas só conseguiu obter o registro no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) em 2015. Na última eleição municipal, elegeu apenas 46 vereadores e uma única prefeita. O PMB não tem nenhum deputado federal ou senador. Em março deste ano, o agora Brasil 35 somava 48.341 filiados. O novo nome depende ainda de aprovação no TSE.