Publicado
3 anos atrásno
Por
Jussara Melo
Você sabia que existe o açaí branco? Poise, muita gente não conhece, mas essa variedade do açaí é encontrada na floresta Amazônica. Conhecido também como açaí tinga, o açaí branco é um pouco mais caro do que o açaí tinto que se tornou mais popular no mercado por conta do volume encontrado na natureza, ser bem maior.
A fruta original do açaí branco é verde, mesmo em seu estado mais avançado de maturação. Apesar do açaí branco não ter a presença de antocianina, responsável pelo pigmento roxo, ele também possui os mesmos benefícios para a saúde que o açaí tradicional. As duas variedades do açaí são ricas em proteínas, fibras, ferro, fósforo, cálcio e potássio. Eles também contêm vitaminas B1, C e E, o que garante um bom funcionamento do sistema nervoso.
E na verdade não é que ele seja branco como uma tapioca, a coloração, a polpa do açaí branco lembra uma abacatada. De uns anos para cá ele passou a ser muito consumido em Belém, no Pará, onde é conhecido por ser mais “light”. Ele também é rico em vitamina A, sendo bom para o crescimento e desenvolvimento do tecido da pele. Além disso, melhora a saúde dos olhos, evitando problemas de visão. Ele é um pouco mais caro que o açaí roxo e mais difícil de encontrar.
O estado do Pará é um grande produtor de açaí do tipo roxo, sendo responsável por 95% do total do Brasil. O açaí branco está em crescimento, apesar de ter o mesmo sabor do açaí tradicional, ele é R$ 10 mais caro, com o valor do litro chegando a R$ 30.
Antes, altamente consumido na região norte brasileira, atualmente o açaí já conquistou o mundo. A fruta pode ser consumida de inúmeras formas, como: vinho grosso, suco, sorvete, acompanhado dos mais diversos cereais ou mesmo sem açúcar como acompanhamento em pratos típicos com peixes, camarão essas formas super apreciadas no Pará.
O açaí é consumido por muitos atletas e presente no cardápio das lanchonetes de academia, isso porque tem a propriedade de repositor energético e com alto valor calórico. A fruta possui antocianinas, o que melhora a circulação sanguínea e protege o coração do acúmulo de gordura.
Além de delicioso o açaí ajuda na prevenção do câncer, pois a fruta tem um tipo de gordura chamado ácido oleico, que atua de três formas: bloqueia os genes causadores de câncer, atrasa o desenvolvimento dos tumores, fazendo com que eles não cresçam tão rapidamente, faz as células cancerígenas se autodestruírem.
Mulher...mãe....apaixonada....webwriter e sócia proprietária do Portal No Amazonas é Assim...E minha história continua ❤
Descubra frutas da estação na Amazônia, deliciosas e cheias benefícios para a saúde
Confira o mapa brasileiro da distribuição da produção de açaí no Brasil em toneladas
5 Pratos típicos populares da Amazônia: Descubra a deliciosa gastronomia regional
Lenda Amazônica com Inteligência Artificial : A Lenda do Açaí
Conheça todos os tipos de açaí naturais disponíveis!
Canadá testa açaí como tratamento contra Covid-19