Connect with us

Amazonas

Aleam aprova mudanças na delegacia de combate a crimes cibernéticos do AM

Published

on

A Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam) aprovou, nesta terça-feira (6), o Projeto de Lei que altera o nome da Delegacia Interativa da Polícia Civil para Delegacia de Combate a Crimes Cibernéticos (DERCC) e adequa o órgão à legislação federal. A delegacia foi criada após indicação, feita em 2012, do presidente da Aleam, Josué Neto. Na época o Amazonas foi o primeiro Estado da região norte a ter iniciativa no sentido de combater crimes virtuais.

O projeto, aprovado por unanimidade, visa adequar tal denominação à Lei Federal nº 12.735/ 2012, que determinou que “os órgãos da polícia judiciária estruturem setores e equipes especializadas no combate à ação delituosa em rede de computadores, dispositivo de comunicação ou sistema informatizado”.

De acordo com Josué Neto, desde 2012, tem crescido significativamente o número de golpes e crimes virtuais, e a DERCC tem recebido cada vez mais demandas da população. “Quando apresentamos essa proposta para o Executivo já tínhamos um número significativo de crimes na internet, oito em cada 10 internautas do Brasil já haviam sofrido golpes on-line. Atualmente, com todos os golpes, principalmente nas redes sociais, essa é uma delegacia indispensável pra população”, disse.

DERCC
De acordo com a titular da Delegacia Interativa, delegada Ana Cristina, a mudança é um marco na história da Polícia Civil do Amazonas e engloba toda a reestruturação da delegacia para fortalecer o combate aos crimes cibernéticos.

Emenda
O deputado informou que vai destinar recursos através de emendas à Lei Orçamentária Anual (LOA) de 2021 para “compra de equipamentos de última geração para que a delegacia possa funcionar com maior eficiência”. O parlamentar é autor da emenda à Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) – que serve de base para elaboração da LOA – que autoriza o governo a incluir no orçamento de 2021 recursos para a realização de concurso público para a Polícia Civil do Amazonas (PCAM).

Advertisement
Conheça nosso canal de Vídeo Notícias do No Amazonas é Assim!

Ocorrências
Segundo informações da Secretaria de Segurança Pública (SSP), de janeiro a outubro de 2018 foram registradas 1.086 ocorrências de crimes virtuais. Em 2019 esse número foi de 1.368, no mesmo período. Um crescimento de 25,9% em um ano.

Denúncias
A delegacia fica localizada na sede da Delegacia Geral da Polícia Civil, no bairro Dom Pedro, mas as denúncias podem ser registradas on-line pelo site da Delegacia: https://www.delegaciainterativa.am.gov.br/#/boletimocorrencia/form

Deixe seu comentário aqui embaixo ?…

Curta a gente no Facebook

Lendas Amazônicas, Urbanas e Folclóricas!

Bora Falar de Direito?

Confira as dicas de direito

Prefeitura de Manaus

Últimas notícias da Prefeitura de Manaus

Governo do Amazonas

Últimas notícias do Governo do AM

Assembleia Legislativa do AM

Últimas Notícias do TCE-AM

Tribunal de Contas do Amazonas

Últimas Notícias do TCE-AM

Entre em nosso Grupo no Whatsapp

Participe do nosso grupo no Whatsapp

Últimas Atualizações