Publicado
3 anos atrásno
Por
Jussara Melo
Natália Deodato, do “Big Brother Brasil 22”, está com novas manchas de vitiligo, a afirmação é da mãe da sister, que percebeu piora na condição da filha enquanto assiste ao reality. Em 22 edições do programa, Natália é a primeira participante com vitiligo.
Acompanhando a filha diariamente pelo pay-per-view, Daniela Aparecida Rocha, de 37 anos, notou novas manchas ao redor dos olhos de Natália. “Ela está com novas marcas. Acho que o estresse e a pressão do BBB pioraram o quadro dela”, afirmou a mãe de Natália.
Daniela revelou que o sonho da filha era de entrar para o BBB. “Desde criança, ela queria aparecer na TV. Eu fui meio contra. Achei que seria agressivo para ela. Mas, este ano, meu pensamento mudou e a incentivei”, contou Daniela.
As primeiras manchas de vitiligo apareceram no final da infância. “A primeira marca de Natália apareceu aos 9 anos. Aos 11, o corpo dela já estava praticamente tomado”, informou.
O diagnóstico de Natália veio somente após um ano. “As marcas dela vinham acompanhadas de bordas avermelhadas e, por isso, biópsias precisaram ser realizadas até o diagnóstico final de vitiligo”, explicou.
O vitiligo em Natália é uma doença que tem origem hereditária. As manchas afetaram a autoestima da sister por bastante tempo, até que aos 13 anos ela começou a se sentir mais confiante. A maior inspiração de Natália é a modelo Winnie Harlow, segundo sua mãe.
Natália tem vivido vários episódios de discussões acaloradas, até mesmo com as amigas, Jessilane e Linn da Quebrada. Além de conflitos com o boy dela, Eliezer e os demais participantes da casa.
A maioria das tretas acontecem depois das festas regadas de muita bebida. Em uma das festas Natália chegou a perder estalecas e ficou proibida de beber álcool por estar fora de si.
Na madrugada do último domingo (3/4), a mineira se desentendeu com Douglas Silva e Gustavo por causa do gasto de água no confinamento.
Estresse pode desencadear a doença
O fator emocional, junto com a genética, é de fato importante quando se trata de vitiligo. “Sempre que realizamos uma anamnese acabamos encontrando algum problema de fundo emocional em quem tem vitiligo. Situações estressantes, como a perda de um ente querido, brigas familiares, demissão, entre outros traumas do dia a dia podem desencadear o início da doença”, explica a dra. Ivonise Follador, médica dermatologista da SBD.
As lesões provocadas pela doença, não raro, impactam significativamente a qualidade de vida e a autoestima. Por isso, na maioria dos casos recomenda-se o acompanhamento psicológico para prevenir o surgimento de novas lesões e obter efeitos positivos com o tratamento.
Muitas vezes, quando há agentes estressores envolvidos, a pele é um dos primeiros órgãos a sinalizar que algo não vai bem em nosso organismo. Isso porque a pele e o sistema nervoso têm a mesma origem embriológica: os dois se originam na ectoderme. Devido ao fato de compartilharem a mesma formação, exercem influência mútua, o que esclarece o surgimento de doenças que podem se agravar devido a fatores psicossomáticos, como vitiligo, herpes, psoríase, eczemas etc.
“As lesões provocadas pela doença, não raro, impactam significativamente a qualidade de vida e a autoestima. Por isso, na maioria dos casos recomenda-se o acompanhamento psicológico para prevenir o surgimento de novas lesões e obter efeitos positivos com o tratamento”, explica a dermatologista.
Mulher...mãe....apaixonada....webwriter e sócia proprietária do Portal No Amazonas é Assim...E minha história continua ❤
SES-AM orienta população para casos vitiligo no Amazonas
Caiu a máscara? P.A é chamado de ex-BBB e pira com fã : “Ex-BBB é o CARALJHO”
Vídeo : Veja o momento em que o campeão do #BBB22 Arthur Aguiar reencontra sua filha Sophia!
BBB 22: Arthur Aguiar, Douglas Silva e Eliezer formam o último Paredão da edição
BBB22: Arthur passa mal e precisa de atendimento médico
Saiba quem deverá ser eliminado do BBB22 hoje a noite (21)