Central de Medicamentos do Amazonas recebe mais de 12 mil doses de analgésicos do MS - No Amazonas é Assim
Nos Siga nas Redes Sociais
Manaus, AM, sexta, 22 de novembro de 2024

Amazonas

Central de Medicamentos do Amazonas recebe mais de 12 mil doses de analgésicos do MS

Publicado

no

As doses dos analgésicos, sendo 9.670 de Propofol e 2.560 de Sulfato de Morfina, serão encaminhados às unidades de saúde do Estado.

A Central de Medicamentos do Amazonas (Cema), da Secretaria de Estado de Saúde (SES-AM), recebeu 12.230 doses de analgésicos do Ministério da Saúde (MS), na última sexta-feira (19/03), usados em pacientes internados em Unidade de Terapia Intensiva (UTI) ou que realizam procedimentos cirúrgicos.

Central de Medicamentos do Amazonas recebe mais de 12 mil doses de analgésicos do MS – Imagem: Divulgação

As 9.670 doses de Propofol e 2.560 doses de Sulfato de Morfina serão destinados pela central às unidades de saúde do Estado. O Propofol é indicado para indução e manutenção de anestesia geral; e o Sulfato de Morfina é um analgésico opioide, utilizado para aliviar dor crônica ou aguda.

O acompanhamento do estoque desses medicamentos, nas unidades de saúde, é realizado pela Cema de forma contínua. Além do estoque da Central, as próprias unidades possuem armazenamento dos remédios.

Além dessas doses, a Cema recebeu uma remessa de medicamentos do “Kit Intubação”, adquiridos pelo Governo do Amazonas. Foram entregues 30 mil ampolas de Atracúrio (20 mil de 2,5 ml e 10 mil de 5 ml) e 12 mil Ampolas de Rocurônio.

Os medicamentos são bloqueadores neuromusculares, usados no relaxamento da musculatura nos processos de intubação orotraqueal (IOT), e estão entre os mais demandados durante a pandemia da Covid-19.

De acordo com o coordenador da Cema, Claudio Nogueira, a Cema possui estoque dos dois medicamentos suficientes para 30 dias. Os hospitais públicos também estão todos abastecidos com estoque para até 30 dias, dependendo da variação de hospitalizações e consumo dos itens.

Nova remessa – A Cema ainda aguarda a entrega de 35 mil unidades de Atracúrio, última remessa de uma compra de 155 mil unidades, feita em fevereiro; assim como aguarda a entrega de 18 mil ampolas de Rocurônio, adquiridas das indústrias farmacêuticas produtoras, cujas remessas foram parceladas. Até o momento, os fornecedores cumpriram todos os prazos acordados.

Publicidade
Entre no nosso grupo de Whatsapp

Deixe seu comentário aqui embaixo 👇…

Curta a gente no Facebook

Notícias da ALEAM

Lendas Amazônicas, Urbanas e Folclóricas!

Bora Falar de Direito?

Confira as dicas de direito

Governo do Amazonas

Últimas notícias do Governo do AM

Tribunal de Contas do Amazonas

Últimas Notícias do TCE-AM

Assembleia Legislativa do AM

Últimas notícias da ALE-AM

Entre em nosso Grupo no Whatsapp

Participe do nosso grupo no Whatsapp

Últimas Atualizações