Antes de passarmos a receita é importante salientarmos que o mungunzá é a forma como chamamos em Manaus – Amazonas é o mingau feito com o milho branco. O mingau feito com o milho amarelo é o que chamamos de canjica. Portanto, nessa receita, é fundamental você saber que iremos fazer mungunzá.
Vamos as etapas agora
- Comece hidratando o milho em água durante a noite, para que fique bem macio e seja mais fácil e rápido preparar este docinho. Após o tempo indicado, enxague o milho e escorra. É importante não pular este passo de deixar o milho de molho para não correr o risco do seu mungunzá doce ficar duro!
- Cozinhe o milho de mugunzá na panela de pressão com 2 litros de água filtrada, os cravinhos e o pau de canela durante 45 minutos após pegar pressão. Também é possível preparar o mungunzá na panela comum mas, nesse caso, será necessário mais tempo e mais água.
- Após esse tempo escorra a água do cozimento da canjica e junte o leite, o leite de coco, o coco e o açúcar na panela. Leve de novo ao fogo, mexendo de vez em quando, até engrossar – poderá levar cerca de 30 minutos para que o caldinho do mungunzá fique bem cremoso. Outra dica de ouro nessa etapa é quando o munzungá começar engrossando não pare de mexer, para evitar que queime no fundo.
- Depois do passo anterior seu mungunzá tradicional está pronto, simples assim! Sirva morno ou frio, polvilhado com canela, e delicie-se com esta sobremesa de milho.
Bom apetite!
Como fazer mingau de mungunzá de forma simples e rápido