A Ford desenvolveu um projeto de casinha para cachorros equipados com microfones que podem detectar o barulho de fogos de artifício e isolá-los. A tecnologia de cancelamento de som é similar à utilizada em fones de ouvido, e também aparece em alguns carros da Ford para garantir o silêncio dentro da cabine.
Quando isso acontece, um sistema de som embutido na estrutura emite ruídos em frequências opostas, que prometem gerar um efeito de silêncio para o cachorro. A ideia é ideal para a proteção auricolar dos pets em períodos de festividades.
Nesse mesmo sentido de proteger os animais, algumas cidades como Curitiba, Goiânia e São Paulo , Campos do Jordão e outras já aderiram a queima de fogos silenciosas pelo poder público, o que não significa que aquele teu vizinho sem noção também usará silencioso.
O objetivo dessas casinhas é proteger os animais que sofrem com o ruído causado pelos fogos. De acordo com uma pesquisa citada pela empresa, cerca de 45% dos cachorros do Reino Unido mostram sinais de medo quando escutam fogos de artifício.
Imagens do protótipo
“Uma vez que os microfones dentro do protótipo do canil detectam o som dos fogos de artifício, um sistema de áudio embutido emite freqüências opostas que, na verdade, anulam completamente o ruído – ou pelo menos o reduzem significativamente“, explica o blog Ford Europe.
Conheça a Casinha de Cachorro que bloqueia os barulhos de Fogos de Artifício!