A preocupação com a crise global que causou o coronavírus, além do confinamento em si, podem gerar estresse e ansiedade em demasia, assim como uma rotina atribulada também pode aumentar estes sentimentos, porém, o que algumas pessoas não sabem é que alguns alimentos podem colaborar com estas situações, e acalmar a ansiedade e o estresse.
Os alimentos que ajudam a diminuir os níveis de estresse e ansiedade são os que aumentam a serotonina e a dopamina, neurotransmissores que melhoram a função cerebral, e combatem o desânimo, por exemplo.
A endorfina, serotonina, dopamina e ocitocina são essenciais para combater estes sentimentos, e estes alimentos são imprescindíveis neste processo por conta dos seus componentes nutricionais, que favorecem e aprimoram a química do cérebro capaz de melhorar o humor.
É importante lembrar que as informações aqui passadas têm caráter informativo, e não substituem o aconselhamento e acompanhamentos de médicos, nutricionistas, psicólogos, profissionais de educação física e outros especialistas.
Confira a lista de alimentos que ajudam a combater a ansiedade:
Foto: Alex Silva/A2 Estúdio
Ovo, fígado, castanhas de caju e ostras
Alimentos com alta concentração de zinco são indispensáveis. É que a deficiência do mineral vem sendo relacionada em pesquisas com pacientes que sofrem de depressão e ansiedade.
Espinafre e Acelga
Ricos em magnésio, os alimentos ajudam a forjar a sensação de tranquilidade. Estudo indica que camundongos que tiveram o magnésio suprimido da alimentação acabaram por demonstrar um comportamento ansioso.
Picles, chuchu, kefir e vegetais conservados em salmoura
Alimentos ricos em probióticos foram associados à diminuição da ansiedade, relacionando bactérias benéficas, saúde do intestino e diminuição da ansiedade social.
Fonte: https://saude.abril.com.br