Para quem sente curiosidade ou mesmo adora experimentar culinárias tradicionais, nessa publicação trouxemos dois itens que chamam muito a atenção nas redes sociais, mas que são super tradicionais na culinária Indígena. Então para valorizar e desmestificar a culinária típica indígena/cabocla, mostraremos aqui dois dos pratos exóticos da nossa região, afinal, No Amazonas é Assim!
Congo, Muchíua ou Bicho-do-coco
O Gongo , ou Muchíua ou Bicho-do-coco são gerados dentro dos bagos do coco do Inajá, palmeira muito comum no interior. No amazonas costuma-se fritar os bichinhos e fazer farofas ou acrescentá-los com outros ingredientes. São pura gordura e proteínas, são criados dentro dos cocos e são bem limpinhos.
Congo na Natureza
Formiga Maniwara
A formiga maniwara é uma espécie de formiga bastante nutritiva que comemos geralmente com com beijú (tapioca de origem indígena), feito farofa ou colocamos em um caldo de peixe chamado quinhapira (Quinha=pimenta + Pira=Peixe). Agora estão gourmetizando a maniwara e colocando-a em vários pratos como releituras de tão boa que ela é! Lembre-se que a maniwara é uma formiga específica. Ela é avermelhada igual a foto abaixo.
Formigas Maniwaras / Foto : Comunidades Indígenas Beija Flor / Divulgação
E aí, você já experimentou algum desses pratos ditos? Coloque pra gente nos comentários!
Conheça essas duas delícias da culinária indígena : Muchíua e Formiga Maniwara