Crianças e adolescentes com deficiências físicas, são um dos grupos mais descriminados pela sociedade. Em comparação com seus pares sem deficiência, eles experimentam desigualdades sociais, econômicas e culturais. Assim como sua família, enfrentam limitações no exercício de seus direitos.
Esse feito foi o motoro de uma ideia empreendida por Amy Jandrisevits, uma ex trabalhadora social, sentiu que existia um grande no mercado infantil, devido a falta de inclusão para crianças que se diferenciam fisicamente das outras.
Amy quis sair em em busca dessa problemática, e se deu a tarefa de fazer com suas próprias mãos replicas exatas de bonecos com a deficiência física de cada uma das crianças que seriam seus futuros donos. Se trata de uma verdadeira obra de arte, criadas para levar alegria e esperança para essas crianças indefesas.
“Cada boneco conta uma história, algumas são de partir o coração, comoventes e emotivas”, disse a artesã
Cada pedido que Amy recebe é tratado com muito respeito e com muita responsabilidade. Ela sabe muito bem que de suas mãos magicas pode mudar ou não a vida dessas crianças. “A intenção é dar a elas auto confiança, e acima de tudo tirar de cada uma um lindo sorriso.”.
A obra artística dessa maravilhosa artesã está baseada, principalmente na raça, características físicas e problemas médicos específicos de cada uma delas.
A verdade é que seu objetivo não é econômico, mas sim de levar um pouco de entusiasmo, alegria e injetar animo em cada uma dessas crianças que a visitam. A sua maior recompensa é ver essas lagrimas cheia de felicidades e agradecimentos, correndo por suas pequenas e doces carinhas