Desenvolvimento Sustentável : Sedecti abre consulta pública para contribuições ao Plano Estadual de Bioeconomia - No Amazonas é Assim
Se Conecte Conosco
Manaus, AM, quinta-feira, 29 de janeiro de 2026

Sustentabilidade

Desenvolvimento Sustentável : Sedecti abre consulta pública para contribuições ao Plano Estadual de Bioeconomia

As sugestões podem ser enviadas até 30 de setembro pelo site da Secretaria

Publicado há

em

Sedecti abre consulta pública para contribuições ao Plano Estadual de Bioeconomia / Foto: Bruno Leão/ Sedecti

O Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação (Sedecti), abriu, nesta segunda-feira (08/09), a consulta pública do Plano Estadual de Bioeconomia. A iniciativa busca reunir contribuições de cidadãos, instituições de pesquisa, setor privado e demais atores sociais para construir um modelo de desenvolvimento sustentável, inclusivo e inovador. As sugestões podem ser enviadas até 30 de setembro pelo site da Secretaria: https://Bioeconomiadoamazonas.com.br

Segundo o secretário da Sedecti, Serafim Corrêa, a bioeconomia deve ser compreendida como um modelo de desenvolvimento que organiza atividades de produção, fomento, distribuição e consumo de bens e serviços da sociobiodiversidade, e a consulta pública representa mais uma etapa de construção coletiva e transparente do plano.

“A consulta está aberta para que possamos ter um plano que, efetivamente, tenha nascido das bases e ouvido aqueles que vivem da bioeconomia, e que podem contribuir para um futuro melhor. Junte-se a nós, venha contribuir você também com o Plano de Bioeconomia”, declarou Serafim.

Atualmente, o Plano encontra-se na fase de diálogos municipais, etapa em que o Governo do Amazonas está visitando os 62 municípios do Estado para ouvir as demandas da população que vive da sociobiodiversidade. Trata-se de uma ação inédita no Amazonas, que permitirá, pela primeira vez, levantar a realidade local de cada município com o objetivo de estruturar um plano equitativo, justo e alinhado às necessidades regionais. Até o momento, 57 municípios já foram ouvidos.

De acordo o secretário-executivo Jeibi Medeiros, o Plano está estruturado em cinco eixos fundamentais: Governança; Descarbonização e Energia Renovável; Pessoas e Cultura; Ecossistema de Negócios; e Patrimônio Cultural e Genético. “A proposta busca transformar a economia amazonense, ampliando oportunidades de emprego e renda, promovendo a conservação ambiental, valorizando a sociobiodiversidade e fortalecendo a competitividade em mercados regionais, nacionais e globais”.

O documento é resultado de um processo participativo que teve início no 1º Encontro de Bioeconomia e Sociobiodiversidade na Amazônia, realizado em 2019 na Universidade do Estado do Amazonas (UEA). Desde então, a construção do plano foi fortalecida pela elaboração da Nota Técnica nº 001/2021, parcerias estratégicas, consultorias especializadas.

Sedecti abre consulta pública para contribuições ao Plano Estadual de Bioeconomia / Foto: Bruno Leão/ Sedecti

Sedecti abre consulta pública para contribuições ao Plano Estadual de Bioeconomia / Foto: Bruno Leão/ Sedecti

Deixe seu comentário aqui embaixo

Youtube – No Amazonas é Assim

Canal Youtube No Amazonas é Assim

Canal Youtube No Amazonas é Assim

Lendas Amazônicas, Urbanas e Folclóricas!

Lendas Amazônicas, Lendas Urbanas e Lendas Folclóricas

Lendas Amazônicas, Lendas Urbanas e Lendas Folclóricas

Prefeitura de Manaus

Últimas notícias da Prefeitura de Manaus

Governo do Amazonas

Últimas notícias do Governo do AM

Assembleia Legislativa do AM

Últimas Notícias do TCE-AM

Tribunal de Contas do Amazonas

Últimas Notícias do TCE-AM

Entre em nosso Grupo no Whatsapp

Participe do nosso grupo no Whatsapp

Últimas Atualizações