Publicado
2 anos atrásno
Uma coisa a gente precisa reaprender… No dia 19 de abril não é comemorado o Dia do Índio. A partir de hoje coloque na sua cabeça que 19 de abril é comemorado o Dia dos Povos Indígenas. Essa é a primeira desconstrução que você precisa fazer. Se você tiver aprendido apenas isso, você já está em um bom caminho rumo à uma sociedade mais empática. Agora se apenas com isso, você já fica irritado achando que é a mesma coisa, então acredito que você está muito atrasado e preso pelo menos há uns 523 anos.
A data de 19 de abril é uma data de homenagem e valorização da cultura indígena, por isso é importante respeitar e ampliar o debate e nada melhor do que fazer a reflexão sobre a história dos nativos brasileiros, que influenciaram muito na formação do país e em especial o nosso Estado do Amazonas. Por isso, separamos 5 curiosidades sobre a data!
O Dia dos Povos Indígenas é celebrado em todo continente americano no dia 19 de abril, data que marcou o 1º Congresso Indigenista Intramericano em 1940, que tinha o objetivo de debater a preservação da cultura indígena.
No Brasil, a data foi estipulada por Getúlio Vargas em 1943, com o objetivo de celebrar e incluir atividades educacionais sobre o tema. Atualmente, é tradicional que as escolas realizem atividades e estimulem que os alunos conheçam ainda mais sobre os costumes e histórias.
Hoje a população indígena brasileira conta com cerca de 350 mil índios, de acordo com a FUNAI (Fundação Nacional do Índio) e ainda há tribos que se mantém sem a influência e contato direto com a civilização.
Apesar da população diminuir ao longo dos séculos, os indígenas contribuíram com diversos costumes brasileiros, desde as lendas que formam o folclore brasileiro, até com objetos do dia a dia (como o costume de descansar em redes) e o uso de palavras como nome de ruas, estradas e cidades. Na culinária, temos a origem de do tacacá, tucupi, canjica, moqueca, paçoca, tapioca, entre muitos outros pratos!
Dessa forma, nessa data é cada vez mais importante que além das atividades de celebração, com fantasias, músicas e pinturas, também possamos conhecer um pouco mais sobre as tradições indígenas e estimular a reflexão de diferentes culturas e costume, para valorização da nossa história e formação!
Sou o idealizador do No Amazonas é Assim e um apaixonado pela nossa terra. Gravo vídeos sobre cultura, comunicação digital, turismo e empreendedorismo além de políticas públicas.
Vídeo: Thais Carla se pronuncia sobre vídeo íntimo viralizado na internet
Confira os planos de ação da Águas de Manaus que evitaram desabastecimento em decorrência da maior estiagem já sofrida em Manaus
Tudo no capricho : Cenários da 2ª etapa do parque Amazonino Mendes ganham animais gigantes construídos pela prefeitura !
Vídeo: Inconformado em ser vice, técnico de time de futebol de Maués quebra o troféu de 2º lugar durante premiação
Confira o mapa brasileiro da distribuição da produção de açaí no Brasil em toneladas
Mirage Park promove doação de brinquedos em troca de passaporte grátis hoje (19/12)