Publicado
6 anos atrásno
A equipe do Portal No Amazonas é Assim, a convite do Instituto Mamirauá, esteve presente na Semana Nacional da Ciência e Tecnologia-2018, que aconteceu nos dias 17 a 19 de outubro na sede do próprio instituto, localizado no município de Tefé (523km distante de Manaus).
Nossa equipe desfrutou de uma programação super especial com trilhas interativas, exposições, peças teatrais e jogos de realidade virtual.
Mais de 3.300 pessoas passaram pela sede da instituição, que teve a entrada e a participação nas atividades da Semana Nacional da Ciência e Tecnologia totalmente gratuitas. Esse é o 15º ano seguido que o Instituto Mamirauá fortalece a Semana Nacional da Ciência e Tecnologia (SNCT) abrindo as portas de sua sede para a comunidade.
O tema dessa edição da semana é “Ciência para Redução das Desigualdades”, inspirado na Agenda 2030, da Organização das Nações Unidas (ONU), no qual o Instituto Mamirauá é uma das unidades de pesquisa, a única localizada no interior do Amazonas.
A programação contou com a exposição “Menos é mais: Pequenas ações que contribuem para igualdade” onde foi apresentado um acervo de mamíferos do Instituto Mamirauá com informações sobre os serviços ambientais que os animais oferecem à humanidade.
A experiência de um passeio pela floresta foi mostrada através de um ÓCULOS 3D – “Amazônia: fonte de recursos e geração de renda”. Já na Sala Temática “Tecendo saberes amazônicos” foi mostrada uma exposição interativa sobre objetos e artefatos artesanais produzidos por comunidades rurais no Amazonas, destacando os itens usados nas atividades agrícolas, pesqueira e os utensílios domésticos que representam o modo de vida das famílias ribeirinhas da região do Médio Solimões.
A montagem de um ambiente escuro com uma linha do tempo foi o tema da Sala: “Luz para uma vida melhor!”, onde os visitantes entraram num local sem iluminação e seguiram por um caminho sinalizado e iluminado em pontos focais com energia solar, no percurso encontraram situações do dia-a-dia onde ter acesso à energia traz melhorias para qualidade de vida.
A sala temática: Agricultura & Igualdade Social mostrou as formas de uso da terra, as tecnologias apropriadas para a agricultura familiar e como o consumo de produtos regionais contribui para a redução das desigualdades.
No circuito “Desafio Cidadão Cientista” foram apresentados uma série de desafios ligados ao trabalho que o Instituto Mamirauá desenvolve em áreas como Cidadania, Saneamento, Sociodemografia, Uso Sustentável da Floresta e Uso sustentável de Recursos Pesqueiros.
A emoção tomou conta na apresentação do vídeo “Conservação: Um caminho para reduzir as desigualdades”, nele o Instituto contou a dura trajetória das Reservas de Desenvolvimento Sustentável, Mamirauá e Amanã, além de mostrar os impactos ambientais existentes e os sucessos alcançados.
A Peça teatral “Meu filhote se enredou na malhadeira” contou a história de uma mãe peixe-boi cujo filhote ficou preso acidentalmente em uma rede pesca. A trama tratou da crescente ameaça de emalhe incidental de mamíferos aquáticos amazônicos, como peixes-boi e botos, buscando a sensibilização do público, assim como as possíveis atitudes e ações para contribuir na conservação da fauna aquática da região.
No Espaço do Grupo de Pesquisa Ecologia e Biologia de Peixes do Instituto Mamirauá houve a exposição de aquários contendo espécimes da rica fauna de peixes da região, lá os visitantes também conheceram o jogo do projeto Ciência Cidadã, sobre migração de peixes amazônicos.
Na cabine “Ligado no Mamirauá” os visitantes ouviram um resumo da história do programa de rádio do instituto de forma criativa, interativa e animada. Criado em 1993, o programa se destaca como uma ferramenta para o fortalecimento da gestão participativa em unidades de conservação. O programa é transmitido semanalmente pela Rádio Educação Rural de Tefé 93,9 FM.
O Instituto Mamirauá está localizado na Estrada do Bexiga, número 2584, bairro Fonte Boa, na cidade de Tefé, Amazonas.
Confira as fotos do que rolou na Semana Nacional da Ciência e Tecnologia no Instituo Mamirauá:
Sou o idealizador do No Amazonas é Assim e um apaixonado pela nossa terra. Gravo vídeos sobre cultura, comunicação digital, turismo e empreendedorismo além de políticas públicas.
Arqueólogos do Instituto Mamirauá investigam urnas funerárias encontradas por família em Alvarães (AM)
Mesmo com pandemia, Feira de Pirarucu Manejado de Tefé tem faturamento de R$ 57 mil
Durante a pandemia de coronavírus cresce o consumo de mel e outros produtos de abelhas nativas no Amazonas
Arqueólogos descobrem conjunto de ilhas artificiais pré-coloniais na Amazônia
Instituto Mamirauá lança livro sobre a Reserva de Desenvolvimento Sustentável Amanã
700kg de carne de jacaré deverão ser comercializados na 1ª Feira do Jacaré-açu de Manejo em Tefé