Publicado
10 anos atrásno
Iniciado com grande invasão de terras desde o ano de 2000, o bairro Gilberto Mestrinho tem uma década de existência, espraiando-se em direção às comunidades da Zona Leste, principalmente Grande Vitória, Novo Reino e outras.
De acordo com o historiador Gaitano Antonaccio, o bairro Gilberto Mestrinho está sendo formado por ocupantes que lá chegaram vindos de outras comunidades, colocando nas ruas nome de países e cidades da Europa e de outros continentes. São ruas sem asfaltamento, esburacadas, sem sarjetas, sem água encanada, onde a maioria não possui luz elétrica e outros benefícios básicos.
“Quem chega às ruas Roma, Suíça, Inglaterra, Barcelona e outras, irá perceber duas curiosidades: há uma confusão entre nome de países e de cidades, pois deveria ser uma coisa ou outra”, afirma o historiador.
O nome dado ao bairro, em homenagem ao senador Gilberto Mestrinho, tinha como objetivo sensibilizá-lo para que olhasse a situação dos ocupantes, na tentativa de forçar, como das vezes anteriores, uma desapropriação das terras. “Com a persistência dos conflitos, e atendendo o clamor dos moradores, o governador Amazonino Mendes decidiu intervir e autorizou a todos que permanecessem na área”, lembra Antonaccio.
Entretanto, apesar da autorização, o bairro continua sem muitos serviços púbicos. A água encanada somente em 2008 foi colocada nas residências, embora a sua distribuição continue sofrível. A luz tem sido da mesma forma. Algumas ruas continuam sem ligações e muitas são clandestinas, oferecendo perigos constantes às famílias.
Os católicos do bairro são em minoria, havendo mais igrejas evangélicas. A única igreja católica é a de Nossa Senhora do Rosário e está localizada nas proximidades da rua Vitória Régia, comunidade da Grande Vitória.
Considerando o crescimento desordenado da Zona Leste, onde os principais bairros de Manaus estão sendo construídos, certamente o poder público deverá ser chamado muito em breve para solucionar problemas de educação, lazer, estruturas de esporte, arruamentos novos, asfaltamento e saneamento básico, pois as ações do governo através do Prosamim, ainda levarão tempo para chegar ao bairro Gilberto Mestrinho.
Sou o idealizador do No Amazonas é Assim e um apaixonado pela nossa terra. Gravo vídeos sobre cultura, comunicação digital, turismo e empreendedorismo além de políticas públicas.
Prefeitura de Manaus realiza mutirão de limpeza no Igarapé do Gilberto Mestrinho
Conheça o significado dos itens que compõe o Brasão de Manaus!
Conheça a História de Manaus de forma resumida!
Vídeo +18 : Homem tenta roubar e acaba sendo pego por populares no bairro do Gilberto Mestrinho
Vídeo : Casa pega fogo e morador perde tudo na zona leste de Manaus
O curioso caso de um Avião na Praça da Saudade no centro de Manaus!