O Instagram lançou um pacote de figurinhas em homenagem ao “Ramadan” (que pode ser grafado como Ramadã ou Ramadão), o mês sagrado do calendário islâmico. A rede social liberou três imagens produzidas pela artista Hal Al-Abbasi, nascida no Bahrein, para que os usuários postem nos Stories, mas parece que os influencers da rede social estão usando a novidade para fins comerciais e gerando polêmica.
Como de praxe, publicações com figurinhas comemorativas são levadas a um espaço de destaque no perfil dos usuários. E foi justamente por conta dessa exposição extra que as “gafes” foram encontradas.
Muitos influenciadores e perfis comerciais utilizaram as figurinhas para ganhar maior visibilidade, o que foi considerado desrespeitoso e causou uma chuva de comentários negativos nas redes sociais, sobretudo no Twitter.
Instagram homenageia tradição
De modo geral, durante este período, os muçulmanos se dedicam à reflexão e devoção a Alá, a figura a quem se deve maior devoção na religião islâmica. Neste ano, a comemoração teve início no dia 13 de abril e seguirá até o dia 12 do próximo mês.
Durante esses 30 dias, do nascer ao pôr do sol, os devotos não ingerem determinadas comidas e bebidas, se abstêm de fumo e sexo. Segundo a religião, também é necessário evitar intrigas, calúnias, fofocas e até mesmo vaidades, como o uso de perfume.