Preocupado com uso de deepfake, Meta irá rotular conteúdos criado com IA! - No Amazonas é Assim
Nos Siga nas Redes Sociais
Manaus, AM, Sexta-Feira, 23 de Fevereiro de 2024

Curiosidades

Preocupado com uso de deepfake, Meta irá rotular conteúdos criado com IA!

Publicado

no

Preocupado com uso de deepfake, Meta irá rotular conteúdos criado com IA!

A gigante norte-americana Meta surpreendeu o mundo nesta terça-feira (6) ao anunciar sua iniciativa para identificar, nos próximos meses, qualquer imagem gerada por inteligência artificial (IA) que circule em suas redes sociais, incluindo Facebook, Instagram e Threads. A empresa, conhecida por suas inovações tecnológicas, já havia introduzido a Meta IA em dezembro, uma ferramenta própria para identificação de imagens geradas por robôs.

Nick Clegg, responsável por assuntos internacionais da Meta, revelou em um blog que a empresa planeja rotular imagens detectadas como provenientes de IA, seguindo as normas da indústria. Além disso, Clegg destacou a intenção de estender essa identificação para conteúdos criados por ferramentas de outras empresas, como Google, OpenAI, Microsoft, Adobe, Midjourney e Shutterstock. A empresa está atualmente construindo essa ferramenta, que será implementada nos próximos meses com etiquetas em diversos idiomas compatíveis com cada aplicativo.

LEIA TAMBÉM  Exercício físico e poluição: uma combinação perigosa

A iniciativa surge em meio ao aumento da utilização de IA generativa, levantando preocupações sobre seu potencial uso para gerar caos político e disseminar desinformação, especialmente em um ano em que quase metade da população mundial estará indo às urnas em 2024. O temor de um fluxo incontrolável de conteúdos degradantes, como deepfakes pornográficas, também é um fator preocupante, com casos notórios como a deepfake da cantora Taylor Swift que permaneceu online por aproximadamente 17 horas antes de ser removida.

LEIA TAMBÉM  5 alimentos para te ajudar a combater o estresse

Nick Clegg admitiu que a ferramenta não eliminará totalmente o risco de produção de imagens falsas, mas alegou que certamente minimizará sua proliferação dentro dos limites tecnológicos atuais. Ele ressaltou que a iniciativa é uma das tentativas mais avançadas de fornecer transparência significativa a todos os usuários. Além disso, Clegg expressou sua esperança de que a Meta incentive outras empresas a colaborarem para desenvolver padrões comuns na indústria.

LEIA TAMBÉM  A sessão fotográfica de família mais fail da história moderna

O comprometimento da Meta em compartilhar sua tecnologia aberta o mais amplamente possível foi enfatizado por Clegg. Isso se alinha com a postura da empresa californiana OpenAI, criadora do ChatGPT, que em meados de janeiro também anunciou ferramentas para combater a desinformação e destacou sua recusa em permitir o uso de suas tecnologias para fins políticos. A indústria parece estar reconhecendo a necessidade urgente de abordar os desafios éticos e práticos associados ao avanço da inteligência artificial generativa.

Preocupado com uso de deepfake, Meta irá rotular conteúdos criado com IA!

Preocupado com uso de deepfake, Meta irá rotular conteúdos criado com IA!

Deixe seu comentário aqui embaixo 👇…
Publicidade
Confira as últimas notícias do TCE-AM

Siga o canal

Sou o idealizador do No Amazonas é Assim e um apaixonado pela nossa terra. Atualmente, participo de diversas ações e discussões na área de cultura, comunicação digital, turismo e empreendedorismo, além de ações sociais.

Curta a gente no Facebook

Bora Falar de Direito?

Confira as dicas de direito

Prefeitura de Manaus

Últimas notícias da Prefeitura de Manaus

Governo do Amazonas

Últimas notícias do Governo do AM

Tribunal de Contas do Amazonas

Últimas Notícias do TCE-AM

Águas de Manaus

Últimas notícias da Águas de Manaus

Assembleia Legislativa do AM

Últimas notícias da ALE-AM

Câmara Municipal de Manaus

Acompanhe nossas transmissões

Entre em nosso Grupo no Whatsapp

Participe do nosso grupo no Whatsapp

Últimas Atualizações