Publicado
3 anos atrásno
Esta semana o Brasil se surpreendeu com o resgate dos irmãos indígenas Glauco e Gleison, de 6 e 8 anos. Os meninos passaram 26 dias desaparecidos na floresta amazônica e foram encontrados fracos e desnutridos. Nesse período inteiro os meninos não comeram nada, apenas beberam águas da chuva. Já um pouco mais recuperado, o irmão mais velho contou que durante o período perdido na floresta, ele precisou carregar o caçula nas costas algumas vezes para que ambos conseguissem sobreviver na floresta.
Conforme uma das enfermeiras que acompanhou os meninos no hospital, o mais novo tinha dificuldades para andar por causa de feridas nos pés, provocadas pelo contato com o solo. Os meninos foram encontrados por um cortador de lenha na terça-feira (15).
“O mais velho protegia o mais novo. Então o colocava nas costas e andava um pouco até que o outro conseguisse se recuperar”, relatou ao Uol a profissional de saúde Marcilene Mereth, da Casa de Apoio à Saúde Indígena.
Após retornarem para Manicoré (AM), os dois foram transferidos para Manaus (AM) e já ganharam 2 kg depois de serem resgatados. Os meninos contaram ainda que não conseguiram encontrar comida e usavam folhas de árvores para tomar a água que caía das chuvas.
As crianças estavam desaparecidas desde o dia 18 de fevereiro, quando saíram para caçar passarinhos numa região de selva da Comunidade Indígena Palmeira, em Manicoré (AM).A distância do local onde os garotos se perderam até a região na qual foram encontrados é de, em média, 35 quilômetros.
Os garotos foram achados em estado grave de desnutrição e desidratação. Eles permanecem com lesões de mosquitos e formigas por todo o corpo. Segundo a médica Suzy Sertaty, os irmãos ainda não podem ingerir alimentos sólidos por causa do risco de falência de alguns órgãos e estão sendo mantidos com medicações, além de uma dieta específica.
Sou o idealizador do No Amazonas é Assim e um apaixonado pela nossa terra. Gravo vídeos sobre cultura, comunicação digital, turismo e empreendedorismo além de políticas públicas.
Marinha do Brasil suspende buscas diretas por desaparecidos no acidente fluvial em Manicoré-AM
Encontrado corpo de mãe que estava no flutuante atropelado por balsa em Manicoré, confira o vídeo do momento
A Marinha do Brasil permanece no terceiro dia de buscas aos desaparecidos do acidente de Manicoré
Balsa destrói flutuante em Manicoré e mãe com três filhos desaparecem no rio
Corpos de vítimas de acidente aéreo são encontrados em Manicoré
Corpo de Bombeiros do Amaoznas combateu 70 focos de incêndio em Manicoré só nas últimas 24 horas!