Publicado
5 anos atrásno
Após os novos ataques do ministro da Economia, Paulo Guedes, contra a Zona Franca de Manaus (ZFM), durante uma palestra realizada para empresários e políticos, em Fortaleza, o presidente da Assembleia Legislativa do Amazonas, Josué Neto, propôs uma Moção de Repúdio, contra as declarações do ministro.
O documento foi assinado por todos os deputados e será enviado ao presidente da República.
“O ministro Paulo Guedes precisa entender que a economia deve caminhar em harmonia com as causas sociais e ambientais. Com a evolução da sociedade e consequentemente das áreas técnicas, devemos pensar no desenvolvimento econômico pautado na sustentabilidade e é isso, que a Zona Franca de Manaus faz. Muitos já compreenderam, mas o ministro demonstra total bloqueio a essa constatação”, ponderou o presidente da Assembleia Legislativa (Aleam), Josué Neto, ao discursar na manhã desta terça-feira (10) sobre a Moção de Repúdio contra as recorrentes declarações de Guedes, criticando o principal modelo econômico do Estado.
Josué Neto propôs o documento que será enviado ao presidente da República, Jair Messias Bolsonaro, ao lado do colega, Wilker Barreto (Podemos). Os demais 22 deputados da Aleam, também assinaram a propositura que na sua justificativa ressalta as declarações do Ministro em palestra realizada na cidade de Fortaleza, onde estavam empresários e políticos do Nordeste.
Na ocasião, Paulo Guedes afirmou que o modelo é “antieconômico e mal feito”, “ruim” e que custa bilhões de renuncias aos cofres da União. Além disso, “atrapalha” o projeto de desenvolvimento regional.
Para Josué Neto, as manifestações representam um erro crasso e vão na contramão dos debates nacionais e internacionais, sobre a manutenção da biodiversidade da região amazônica.
“A Zona Franca de Manaus é o maior modelo de preservação do meio ambiente no mundo. Nossa indústria não polui, não desmata e faz com que ao menos 90 mil homens e mulheres não tenham que desmatar. Vamos pedir apoio de todas as esferas, para que isso seja compreendido”, enfatizou Josué Neto.
Audiência com o presidente
A necessidade de diálogo franco e urgente com o presidente da República também fez parte do discurso de Josué, que reúne apoio e esforços, para que os 24 deputados da Aleam sejam recebidos por Bolsonaro.
De acordo com Josué, a solicitação de Audiência será encaminhada por meios oficiais e extraoficiais. “Vou solicitar ajuda da Bancada Federal do Estado, e do Superintendente da Suframa, Coronel Alfredo Alexandre de Menezes, que é próximo ao presidente para que consigamos essa reunião o mais breve possível”, pontuou Josué Neto.
Para o presidente da Aleam, Bolsonaro e Paulo Guedes precisam se comprometer de maneira efetiva com a manutenção e modernização da Zona Franca, especialmente nas questões ligadas a Reforma Tributária, que é discutida no Congresso Federal.
Josué lembrou que nesta quarta-feira (11), a Assembleia Legislativa do Amazonas será representada pelo deputado Serafim Corrêa (PSB), em reunião na Comissão de Constituição e Justiça do Senado, onde será analisada a inclusão ou não dos estados e municípios na Reforma.
Sou o idealizador do No Amazonas é Assim e um apaixonado pela nossa terra. Gravo vídeos sobre cultura, comunicação digital, turismo e empreendedorismo além de políticas públicas.
Paulo Guedes está de saída do governo e admite a derrota para o PT. Bolsonaro ficou brabo!
Conselheiro Josué Neto receberá “Medalha do Mérito Acadêmico” por suas contribuições
O que significa ‘desindexar’ o salário mínimo da inflação? Entenda a proposta de Guedes
MP-AM inaugura novo prédio que homenageia a “dona Rai”, mãe de Josué Neto
Mais um vez o inimigo da Zona Franca, na madrugada, edita decreto pra lascar o Amazonas!
Guedes rebate governadores sobre ICMS, e Serafim Corrêa o coloca em seu devido lugar!