Manaus amanheceu do nada com 21º C e ninguém estava esperando. A onda de frio derrubou os termômetros e fez com que os amazonenses achassem que o mundo estava congelando. A capital amazonense registrou a temperatura de 21º C por volta de 7h, segundo dados do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).
Fora a capital, teve cidade no interior do Amazonas que os termômetros marcaram incríveis 15º C, essas temperaturas muito abaixa foram registradas na região Sul do estado.
Em Boca do Acre e Ipixuna, municípios vizinhos no Sul do Amazonas, a temperatura atingiu 15º, no entanto, a mínima pode cair ainda mais e chegar a 13º. A máxima é de 23º.
Moradores de Envira, Ipixuna e Guajará também sentiram as temperaturas caírem nos municípios, com o termômetro registrando a mínima entre 14º e 15º.
Fenômeno da Friagem
Pelo mês de Junho no Amazonas sempre acontece o fenômeno da friagem. De um dia pro outro, a temperatura que normalmente é entre 35º e 37º despenca para 20ºC. A mudança brusca dura normalmente 2 a 3 dias.
Com garoa e o tempo nublado, a friagem pegou os moradores de Manaus de surpresa. Acostumados com altas temperaturas, como 35º, a queda dos graus no termômetro agradou os manauaras.
“Muito frio em Manaus hoje. 21º e eu já estou totalmente agasalhada para trabalhar. Já vejo a neve caindo. Muito café quente para animar. E vamos curtir essa friagem. Será se dura ao menos os 48h?”, disse a juíza Jaíza Fraxe nas redes sociais.
Outra internauta comparou a friagem na capital amazonense com o frio de Londres, na Inglaterra. “Dormi em Manaus e acordei na Inglaterra”.
Vivian Amorim / Montagem No Amazonas é Assim