Publicado
9 anos atrásno
A temperatura do ar de 38,6°C registrada no domingo (13) foi a maior já registrada na cidade de Manaus desde 1925, quando começaram as medições na capital. A informação é do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). A previsão para os próximos dias é de calor intenso em razão das chuvas abaixo do normal.
De acordo com o relatório do Inmet, o índice do fim de semana ultrapassou a marca recorde de setembro de 2010, quando a temperatura do ar na capital chegou a 38,3°C.
No sábado (12) e domingo (13), os termômetros do Instituto marcaram 38,2 e 38,6°C, respectivamente, na estação meteorológica do órgão localizada na Zona Centro-Sul da capital. No dia 20, a máxima foi de 37º C.
A última chuva registrada na cidade ocorreu no dia 4 e o acumulado do mês é de 15,8 mm.
“[Setembro], sendo, por enquanto, caracterizado como um mês seco, pois o normal para o mesmo período seria de chuva entre 28 e 41mm”, segundo explicou o meteorologista do Inmet, Gustavo Ribeiro.
De acordo com o Inmet, o forte calor deve permanecer na capital amazonense até o mês de novembro, quando deve começar a chover de forma mais significativa. A previsão é que a sensação térmica – ou índice de calor – chegue a 40°C nos próximos dias.
O Inmet afirma que as altas temperaturas são influênciadas pelo “El Niño”. O fenômeno acontece quando as águas do Oceano Pacífico ficam mais quentes que o normal. Já os ventos que sopram na altura do Equador diminuem e ficam mais fracos.
“Por ser um fenômeno de grande escala, provoca mudanças climáticas em várias regiões do Globo Terrestre. Na região Amazônica, ele dificulta a formação de nuvens, diminuindo as chuvas e aumentando as temperaturas do ar. Este fenômeno deve perdurar durando o restante deste ano, podendo ainda estar ativo nos primeiros meses do próximo ano, pois o mesmo está com magnitude moderada”, explicou Ribeiro.
Incêndios
O forte calor provocou o aumento das ocorrências de incêndios na cidade. De acordo com o Corpo de Bombeiros, atear fogo em lixo e o aumento das temperaturas na região, estão entre os principais fatores que facilitam os incêndios. Somente no domingo (13), 17 incêndios em vegetações foram contabilizados.
Sou o idealizador do No Amazonas é Assim e um apaixonado pela nossa terra. Gravo vídeos sobre cultura, comunicação digital, turismo e empreendedorismo além de políticas públicas.
Legislativo revoga alíquota de ITCMD no Amazonas
Mestrandos da Amazônia tem até o dia 28 de fevereiro para se inscrever no programa de bolsas da Cátedra Escolhas de Economia e Meio Ambiente
Professor é preso após fazer fogueira com corpos de suas vítimas em Iranduba
IBAMA flagra rio de sangue após frigorífico despejar sangue de boi em igarapé!
Com apoio do Tribunal de Contas do Amazonas, Seminário discute gestão de resíduos sólidos e saneamento básico!
Inpe aponta queda de desmatamento no Amazonas em 46,9%