O deputado federal Marcelo Ramos (PL), eleito em 2018 com mais de 106 mil votos garantiu um feito histórico pro Estado e pra sua carreira política. Marcelo foi votado para primeiro vice-presidente da Câmara dos Deputados com 396 votos, cerca de 90% dos votos dos parlamentares presentes.
Ao que se deve essa votação expressiva e de apoio recebido em Brasília? Marcelo é um dos nomes que melhor transita entre a direita e a esquerda, além disso, ele presidiu a Comissão Especial que analisa proposta de Reforma da Previdência e hoje, preside a Comissão Especial da PEC da Segunda Instância e o colegiado que analisa os Subsídios Fiscais, Tributários e Creditícios.
A forma como conduziu os trabalhos nas comissões e o modo do trato com os demais deputados, fez com que o deputado amazonense ganhasse no voto o segundo cargo na hierarquia da mesa diretora.
Na primeira vice-presidência, Marcelo Ramos terá a função de substituir o presidente da Casa, Arthur Lira (PP-AL) em suas ausências ou impedimentos;
Outra função é elaborar pareceres sobre os requerimentos de informações e os projetos de resolução;
“Mais do que a honra, cabe-me a responsabilidade de simbolizar, hoje, as esperanças do povo do Amazonas, que vai comigo, no meu coração, para a vice-presidência da Câmara”, declarou Ramos.
Compromissos com o Amazonas
Segundo ele, assumir o cargo de vice-presidente da Câmara, um deputado federal de primeiro mandato, é muito significativo para o Amazonas, em especial, pelo compromisso que o presidente Arthur Lira (PP-AL) firmou quando esteve em campanha no estado.
Disse ainda que, juntamente com o Lira, atuará pela manutenção da Zona Franca de Manaus e a garantia de recursos para a recuperação da BR-319.
Carreira política
Iniciou sua vida política como estudante secundarista, ocupando a presidência do grêmio estudantil e, mais tarde, a presidência do Centro Acadêmico de Direito da Ufam.
Foi vereador (2007/2010) e deputado estadual (2011/2014). Candidato ao Governo do Estado do Amazonas, foi o terceiro candidato mais votado com 179.758 votos. Em 2016, concorreu à Prefeitura de Manaus, ficando em segundo lugar com mais de 457 mil votos.
O último parlamentar do Amazonas a fazer parte da direção da Câmara dos Deputados foi Joel Ferreira em 1982.
Marcelo Ramos conquista 396 votos para primeiro vice-presidente da Câmara dos Deputados / Foto : Divulgação