Internacional
Paraquedista fica preso à asa de avião durante salto; veja vídeo
O Departamento Australiano de Segurança no Transporte (ATSB) divulgou um vídeo mostrando um incidente raro e perigoso envolvendo um paraquedista em Queensland, na Austrália. Durante um salto, o equipamento se abriu de forma acidental e puxou o homem para fora da aeronave, deixando-o preso à asa do avião.
O registro foi feito por uma câmera instalada na fuselagem de um Cessna Caravan e também pelo próprio paraquedista, mostrando o paraquedas preso na asa traseira da aeronave. O atleta fazia parte de um grupo de 17 pessoas que saltavam a partir de 4.572 metros de altitude durante o evento Big Ways at the Beach, em 20 de setembro.
Para se libertar, o paraquedista usou uma faca de gancho para cortar parte das correias. Após se soltar, acionou o paraquedas principal e conseguiu pousar em segurança, sofrendo apenas ferimentos leves.
O incidente causou danos ao estabilizador horizontal do avião e parte do equipamento continuou presa à asa, obrigando o piloto a emitir um “mayday”, código internacional de emergência, e se preparar para um pouso arriscado. Ainda assim, ele conseguiu aterrissar sem maiores problemas.
As investigações do ATSB indicaram que a aeronave estava acima dos limites de peso e balanceamento, embora isso não tenha sido a causa direta do incidente. A Federação Australiana de Paraquedismo destacou que o design volumoso do paraquedas reserva pode aumentar o risco de enroscos em partes externas do avião, se não houver proteção adequada
Veja vídeo:








