Pau-Brasil gigantesco com mais de 600 anos é encontrado no sul da Bahia! - No Amazonas é Assim
Nos Siga nas Redes Sociais
Manaus, AM, Quinta-Feira, 28 de Março de 2024

Curiosidades

Pau-Brasil gigantesco com mais de 600 anos é encontrado no sul da Bahia!

Publicado

no

Eis o gigante. Indivíduo é o maior pau-brasil já documentado no país. Foto: Cassio Vasconcelos
O pau-brasil de mais de 600 anos rodeado pelo guia, Uanderson, à esquerda, e Alex e Ricardo, à direita. / Foto: Cássio Vasconcelos

Pesquisadores descobrem pau-brasil gigante de 600 anos no sul da Bahia. Árvore tem 7,13 metros de diâmetro e quase 40 metros de altura.
A descoberta, realizada pelo botânico Ricardo Cardim e pelo mateiro e empreendedor Alex Vicintin, foi divulgada no sábado (dia 05/12), pelo jornal Estadão, mas aconteceu no último dia 22 de novembro.

Conforme a publicação, Cardim já havia realizado pesquisas de árvores gigantes em toda região da Mata Atlântica desde 2016.

Contudo, em novembro, um guia relatou a existência de uma árvore maior do que as que já tinham sido registradas.

Ele ainda informou que apenas um homem da comunidade sabia o caminho para chegar até o remanescente da espécie.

Ao chegarem no local, Cardim e Vicintin se depararam com uma árvore imensa de 7,13 metros de diâmetro, quase 40 metros de altura e com ‘rugas’ que revelam uma idade estimada em 600 anos.

Publicidade
Confira as últimas notícias do TCE-AM

“Nós não somos cientistas da área, nossa pesquisa é de remanescentes da Mata Atlântica, então usamos medições de outros cientistas. E usamos como parâmetro o fato de que o outro pau-brasil [o Rei], que possui a metade da grossura, tem idade estimada por especialistas em 500 anos. Esse, então, a gente chuta por baixo que tenha uns 600 anos. A gente sabe que essa árvore estava aqui quando Cabral chegou, isso a gente tem certeza”.

LEIA TAMBÉM  Eclipse Penumbral da Lua acontecerá hoje (10/2) em todo o Brasil

O botânico Ricardo Cardim, idealizador do projeto, comenta que é incrível encontrar uma sobrevivente desta espécie vegetal que foi tão fortemente explorada durante cinco séculos. “Porque o pau-brasil, desde que os portugueses aportaram aqui, foi o alvo principal do desmatamento na Mata Atlântica. Ele foi saqueado durante os séculos 16, 17 e 18. No século 19, inventaram a cor vermelha artificial, mas aí descobrem que o pau-brasil é bom para fazer arco de violino e ele continua sendo desmatado. O que chegou ao século 20, 21, é quase nada”, diz Cardim.

LEIA TAMBÉM  Segredos sobre os bastidores do Big Brother Brasil que você não sabia

Ele reforça ainda que em seu trabalho de pesquisa sobre os gigantes da Mata Atlântica, não encontrou nem mesmo menção a uma árvore de pau-brasil tão grande quanto esta. “Na minha opinião, é o maior pau-brasil já visto e registrado no Brasil”, aponta.

Como a árvore está dentro do território do assentamento, existe a preocupação sobre manter a proteção deste ancião, agora que ele não é mais apenas uma lenda. “Pelas nossas conversas com os locais, a gente sabe que a intenção é manter aquilo de pé. É uma área privada, então continua na mão deles”, diz Vicintin.

Ele acredita que o potencial turístico do maior e mais velho pau-brasil do país pode ajudar tanto a comunidade que vive no assentamento, quanto a preservação da árvore e de toda a floresta remanescente.

“A gente discutiu muito se divulgava ou não o lugar, mas eu acho que a maior arma para preservação é a divulgação, criar trilhas para visitação que gere renda para comunidade de forma que eles não se sintam pressionados a mexer na floresta. É geração de renda a partir desse ativo que eles têm”, acrescenta o empresário, que apelidou informalmente o lugar de parque das árvores gigantes. “Não tem só pau-brasil, tem sapucaia, jequitibá… tem muita coisa gigante lá”.

Publicidade
Confira as últimas notícias do TCE-AM

Atualmente, a comunidade já está aberta ao turismo, mas a atividade não é feita de forma estruturada tampouco recebe muitos visitantes.

LEIA TAMBÉM  Conheça o sósia Manauara do MC Livinho que está fazendo sucesso nas redes sociais

“É uma árvore extraordinária! Como uma árvore tão antiga, tão bonita, que está em perfeito estado – está saudável mesmo sendo uma anciã –, sobreviveu a tanta destruição, a poucos quilômetros de uma rodovia? É um milagre. Essa árvore representa não apenas um patrimônio dos brasileiros, mas também mundial e deve ser visitada pelos brasileiros, preservada e festejada”, completa Ricardo.

Eis o gigante. Indivíduo é o maior pau-brasil já documentado no país. Foto: Cassio Vasconcelos

Eis o gigante. Indivíduo é o maior pau-brasil já documentado no país. Foto: Cassio Vasconcelos

Deixe seu comentário aqui embaixo 👇…

Sou o idealizador do No Amazonas é Assim e um apaixonado pela nossa terra. Gravo vídeos sobre cultura, comunicação digital, turismo e empreendedorismo além de políticas públicas.

Lendas Amazônicas, Urbanas e Folclóricas!

Notícias da ALE-AM

Curta a gente no Facebook

Bora Falar de Direito?

Confira as dicas de direito

Prefeitura de Manaus

Últimas notícias da Prefeitura de Manaus

Governo do Amazonas

Últimas notícias do Governo do AM

Tribunal de Contas do Amazonas

Últimas Notícias do TCE-AM

Águas de Manaus

Últimas notícias da Águas de Manaus

Assembleia Legislativa do AM

Últimas notícias da ALE-AM

Entre em nosso Grupo no Whatsapp

Participe do nosso grupo no Whatsapp

Últimas Atualizações