PEC propõe afastar presidente da República por incapacidade mental - No Amazonas é Assim
Nos Siga nas Redes Sociais
Manaus, AM, Sexta-Feira, 26 de Abril de 2024

Brasil

PEC propõe afastar presidente da República por incapacidade mental

Publicado

no

A deputada federal Joice Hasselmann (PSL-SP) está recolhendo assinaturas junto aos colegas para protocolar uma Proposta de Emenda à Constituição (PEC) que possibilitaria afastar um presidente da República de forma imediata em razão de incapacidade mental. O texto já foi disponibilizado aos colegas para que possam incluir suas assinaturas. É necessário que no mínimo 171 parlamentares assinem o texto para que ele tramite.

PEC propõe afastar presidente da República por incapacidade mental – Imagem: Divulgação

Pela proposta, o afastamento provisório do presidente se daria com a notificação, pelo vice-presidente da República e por no mínimo um quarto dos ministros de Estado, da incapacidade mental do chefe do Executivo para o exercício do cargo. Essa notificação seria feita aos presidentes da Câmara e do Senado Federal.

LEIA TAMBÉM  Funcionário é morto a tiros após cortar a luz de fazendeiro inadimplente

Com isso, o presidente ficaria imediatamente suspenso de suas funções, podendo oferecer impugnação fundamentada no prazo de até quinze dias. A partir daí, o Congreso decidiria sobre a perda do mandato do presidente, por incapacidade mental no prazo de até trinta dias, em sessão conjunta e mediante votação separada de cada uma de suas Casas, por dois terços de seus respectivos membros, em votação nominal e aberta.

LEIA TAMBÉM  “Você não é mulher”, grita aluna agredida por aluna trans que tentou usar o banheiro feminino da escola.

O texto ainda enfatiza que, se o Congresso não estiver reunido no prazo de cinco dias a contar do recebimento da notificação, deverá haver uma convocação extraordinária.

Na justificativa do projeto, a deputada enfatiza que a ideia já existe na Constituição dos Estados Unidos e destaca a necessidade de ‘válvulas de escape’ para esse tipo de problema.

“Isto posto, a previsão do afastamento do Presidente da República por incapacidade mental impõe-se como condição sine qua non para o bom funcionamento de nosso presidencialismo. A rigidez que a data inamovível das eleições imprime a esse regime – e a consequente fixidez da duração do mandato – demanda a previsão de “válvulas de escape”, que permitam a solução institucional de eventuais crises e evitem derivas autocráticas, como em 1969, ou rupturas institucionais.”

Publicidade
Entre no nosso grupo de Whatsapp

Se a PEC tramitar e for aprovada, na prática, será criado um mecanismo mais rápido para afastar o presidente do que o longo processo de impeachment, que dura meses. Essa demora é argumento de muitos parlamentares para deixar de abrir um processo contra o presidente Jair Bolsonaro (sem partido), criticado por sua conduta no combate à pandemia.

LEIA TAMBÉM  Vídeo: Moradores disputam resto de comidas jogadas dentro de caminhão de lixo

Deixe seu comentário aqui embaixo 👇…

Mulher...mãe....apaixonada....webwriter e sócia proprietária do Portal No Amazonas é Assim...E minha história continua ❤

Continue Lendo
Publicidade Confira as últimas notícias do TCE-AM

Notícias da ALE-AM

Lendas Amazônicas, Urbanas e Folclóricas!

Curta a gente no Facebook

Bora Falar de Direito?

Confira as dicas de direito

Prefeitura de Manaus

Últimas notícias da Prefeitura de Manaus

Governo do Amazonas

Últimas notícias do Governo do AM

Tribunal de Contas do Amazonas

Últimas Notícias do TCE-AM

Águas de Manaus

Últimas notícias da Águas de Manaus

Assembleia Legislativa do AM

Últimas notícias da ALE-AM

Entre em nosso Grupo no Whatsapp

Participe do nosso grupo no Whatsapp

Últimas Atualizações