Pequena ilha no Pará se destaca na pesquisa sobre o geomagnetismo - No Amazonas é Assim
Nos Siga nas Redes Sociais
Manaus, AM, Quinta-Feira, 25 de Abril de 2024

Notícias

Pequena ilha no Pará se destaca na pesquisa sobre o geomagnetismo

Publicado

no

Ilha de Tatuoca, no Pará, onde fica um dos dois observatórios magnéticos em funcionamento no Brasil. Foto: divulgação/ Katia Pinheiro

Há quase 62 anos, uma pequena e desconhecida ilha no Pará, localizada a 12 km da costa, tem uma importância estratégica: é um dos dois pontos brasileiros de captação magnética da Terra e responsável por medir importantes fenômenos geofísicos. Acessível apenas por uma viagem de cerca de 30 minutos de barco saindo da cidade de Icoaraci, o observatório magnético de Tatuoca é coordenado pela pesquisadora grantee do Serrapilheira Katia Pinheiro e vem se destacando como um centro de pesquisas geomagnéticas.

Os dois observatórios magnéticos brasileiros pertencem ao histórico Observatório Nacional, criado em 1827 por Dom Pedro I. Além de Tatuoca, a instituição conta com o centenário observatório de Vassouras, localizado no centro-sul do estado do Rio de Janeiro e fundado em 1915. Atualmente, no entanto, por conta do crescimento da cidade, as interferências já são perceptíveis nos dados. Para evitar ruídos, é preciso que carros, por exemplo, estejam a uma distância mínima de 100 metros – o que, em um centro urbano, acaba sendo quase impossível.

LEIA TAMBÉM  Após quatro dias de greve, A Crítica demite seis jornalistas

Em Tatuoca, por outro lado, como não há moradores, carros nem atividade alguma além da do observatório magnético, o ambiente é propício para as captações. Ainda assim, o controle é rigoroso: não se pode entrar no observatório com brincos, cintos ou qualquer item que contenha metal e possa criar interferência.

LEIA TAMBÉM  Em delação, Duque diz que Lula pediu para eliminar contas de propina

“Em 2012 registramos em Tatuoca a passagem do Equador magnético, onde o campo é completamente horizontal”, conta Katia Pinheiro. “A consequência é a formação de intensas correntes elétricas na ionosfera a cerca de 100 km de altitude. Este fenômeno é importante tanto para estudos de geofísica espacial quanto para pesquisas envolvendo a evolução do campo no núcleo.”

A mais recente descoberta feita pelo observatório foi em setembro de 2020, mostrou resultados importantes sobre o chamado eletrojato equatorial, dados extraídos de mais de 60 anos, apontam que o deslocamento magnético do equador no Brasil foi o maior em comparação ao resto do mundo, 1100 km de deslocamento para o norte. Em consequência, o eletrojato equatorial gera uma amplificação da variação diurna 1 da componente horizontal do campo.

LEIA TAMBÉM  Prefeito David Almeida entrega unidade de saúde de grande porte na zona Norte de Manaus

O estudo mostra a forma e intensidade de como a variação diurna no observatório ao longo dos anos. Em comparação aos campos gerados por correntes de baixa e médias latitudes, o campo magnético mostra uma maior amplitude de variação, ocasionando influência nas estações do ano e oscilações atmosféricas.

Publicidade
Entre no nosso grupo de Whatsapp

Outra importante descoberta foi feita no ano de 2012, onde foi registrado a passagem do Equador magnético, onde o campo é de forma horizontal. O fenômeno tem sua importância para os estudos de geofísica espacial e para pesquisas que envolvam a evolução do campo no núcleo.

Deixe seu comentário aqui embaixo 👇…

Criador de conteúdo, Editor de Vídeos e as vezes comediante Um amante da fotografia e vídeos cômicos Criando a vida dos meus sonhos um dia de cada vez Você não sabe o quanto eu caminhei… Para chegar até aqui…

Continue Lendo
Publicidade Confira as últimas notícias do TCE-AM

Notícias da ALE-AM

Lendas Amazônicas, Urbanas e Folclóricas!

Curta a gente no Facebook

Bora Falar de Direito?

Confira as dicas de direito

Prefeitura de Manaus

Últimas notícias da Prefeitura de Manaus

Governo do Amazonas

Últimas notícias do Governo do AM

Tribunal de Contas do Amazonas

Últimas Notícias do TCE-AM

Águas de Manaus

Últimas notícias da Águas de Manaus

Assembleia Legislativa do AM

Últimas notícias da ALE-AM

Entre em nosso Grupo no Whatsapp

Participe do nosso grupo no Whatsapp

Últimas Atualizações