Publicado
4 anos atrásno
Uma publicação tem se tornado viral após apoiadores do presidente Bolsonaro enganarem internautas dizendo que “O homem disse que em 2 anos ia mandar água e mandou mesmo. Com Bolsonaro deserto vira praia”. Nas imagens é possível ver que tem um grupo de pessoas tomando banho em um trecho da transposição do Rio São Francisco. O que faz com que as pessoas pensem que de fato, trata-se do primeiro trecho do Projeto de Integração do Rio São Francisco no estado do Ceará, inaugurado pelo presidente Bolsonaro no último dia 26 de junho.
“Transposiçao do Rio São Francisco virou uma piscina na caatinga do nordeste! O homem disse quem em 2 anos ia mandar água e mandou mesmo. Com Bolsonaro deserto vira praia.. [sic]”, escreveu um usuário ao publicar as duas imagens no Facebook. “Bolsonaro tem muitos defeitos, mas ele conseguiu botar praia no deserto”, diz outra postagem.
Engana-se quem pensa que as imagens são do atual momento. As fotos datam, contudo, do início de 2017, quando o então presidente Michel Temer finalizou uma outra parte do projeto.
Em março de 2017, o governo do então presidente Michel Temer (PMDB) realmente inaugurou oficialmente o reservatório que levou água do rio São Francisco à cidade de Sertânia.
“O Ministério da Integração Nacional tomou conhecimento de que algumas das estruturas do Projeto de Integração do Rio São Francisco estão sendo indevidamente utilizadas pela população para práticas recreativas”, diz o texto. “Nos locais, que já estavam devidamente sinalizados, a fiscalização foi reforçada e está sendo realizada uma campanha de conscientização com a população da região, por meio de carros de som e divulgação em rádios”.
Iniciado em 2007, durante o primeiro mandato de Luiz Inácio Lula da Silva (PT), o Projeto de Integração do Rio São Francisco prevê a construção de aquedutos, estações de bombeamento, reservatórios e túneis para deslocar parte das águas do rio São Francisco e assim fornecer recursos hídricos a 390 municípios localizados nos estados de Pernambuco, Ceará, Rio Grande do Norte e Paraíba.
A obra, que já atravessa quatro governos, foi alvo de outra desinformação recentemente.
Em resumo, é falso que as imagens de pessoas nadando em um canal de transposição do rio São Francisco tenham sido feitas durante o governo de Jair Bolsonaro. As fotos mostram moradores celebrando a chegada das águas do Velho Chico à Sertânia no início de 2017, governo do então presidente Michel Temer.
Mensagens semelhantes se multiplicam no Facebook e Twitter , somando mais de 4 mil compartilhamentos desde o último dia 5 de julho.
As imagens compartilhadas nas redes não retratam, contudo, a parte da obra finalizada por Bolsonaro.
Sou o idealizador do No Amazonas é Assim e um apaixonado pela nossa terra. Gravo vídeos sobre cultura, comunicação digital, turismo e empreendedorismo além de políticas públicas.
Fake News: Ministério Público afirma que NÃO há investigação sobre casamento da filha de David Almeida
Lima Duarte vira assunto mais comentado da internet por conta de teoria bizarra
PF deflagra a Operação Nirmata para apurar crime de Fake News contra o Prefeito de Manaus por meio de IA
Tata Werneck esculhamba donos da Alfinetei por postarem foto da filha dela pra desviar o foco sobre o caso Jéssica Vitória
Dono da Choquei debocha pronunciamento de vítima de Fake News antes dela morrer, e depois Choquei informa falecimento
Fofoca vira tragédia: Morre jovem vítima de fake news sobre envolvimento com Whinderson