Publicado
3 anos atrásno
Por
Jussara Melo
Com o voto favorável do deputado Roberto Cidade (UB), presidente da Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas (Aleam), foi aprovado nesta quarta-feira (22), o Projeto de Lei (PL) no 284/2022, oriundo da Mensagem Governamental no 45/2022, que cria o Centro Integrado de Atenção à Criança e ao Adolescente. O local irá abrigar toda a rede de proteção às crianças e adolescentes vítimas exploração e violência sexual.
“É nosso dever, nossa obrigação legislar em prol daquilo que beneficia a população e hoje, a aprovação desse PL é mais uma demonstração desse compromisso. As crianças e adolescentes hoje precisam fazer deslocamentos para concretizar o registro do Boletim de Ocorrência e ainda contar a história de violência algumas vezes, mexendo ainda mais numa situação já sensível. O Centro Integrado vai permitir que toda a rede de proteção esteja em um só lugar, minimizando os transtornos de uma situação já bastante complicada. É uma vitória, um ganho na caminhada de proteção às nossas crianças e adolescentes”, afirmou.
No mês passado, o presidente da Aleam recebeu visita de uma comissão formada pela delegada de Proteção à Criança e Adolescente, Joyce Coelho; da procuradora do Trabalho, Alzira Mello e da coordenadora do Comitê de Enfrentamento à Violência Sexual Contra Crianças e Adolescentes, Amanda Ferreira, que detalharam a Cidade e ao deputado Delegado Péricles, os detalhes do projeto. “Pude conhecer um pouco mais a fundo a importância desse Centro e, assim que a Mensagem do Governo sobre o assunto chegou à Casa, pedimos às comissões que dessem agilidade à tramitação, uma vez que se trata de um anseio antigo dos profissionais que atuam na proteção e defesa de nossas crianças”, explicou Presente à votação do PL, Amanda Ferreira, agradeceu pela mobilização do parlamento estadual na aprovação do Projeto de Lei que cria o Centro Integrado de Atenção à Criança e ao Adolescente.
“Hoje é um momento histórico, foram mais de dez anos de luta, porque seremos o primeiro estado a ter uma Lei que garante um Centro Integrado de Crianças e Adolescentes. Agradeço a todos os parlamentares, ao deputado Roberto Cidade, que deu agilidade ao projeto para viabilizar a votação, à deputada Nejmi Aziz e todos os deputados desta Casa que nos ajudaram a realizar esse sonho. Agradeço ao Ministério Público, ao Instituto Médico Legal, à Delegacia Especializada em Proteção à Criança e Adolescente e a todos que auxiliaram na elaboração dessa Lei, que proporciona um amparo total à criança, que é atendida em todas as suas necessidades com dignidade”, disse.
A criação do Centro vai agilizar o atendimento a crianças e adolescentes vítimas de violências, uma vez que vai permitir que todos os atendimento necessários, como depoimentos e exames, sejam feitos em um mesmo lugar, sem a necessidade de peregrinação por vários órgãos para consolidar a denúncia.
Em casos de crimes que envolvam crianças e adolescentes as denúncias podem ser realizadas pelo disque 100, ou formalizadas pessoalmente na Delegacia Especializada em Proteção à Criança e ao Adolescente (Depca), Av Via Láctea, Conjunto Morada do Sol, Aleixo, zona Centro-Sul de Manaus.
Mulher...mãe....apaixonada....webwriter e sócia proprietária do Portal No Amazonas é Assim...E minha história continua ❤
Deputado Roberto Cidade é reeeleito com ampla maioria de votos para presidir a Aleam no segundo biênio da atual legislatura
Roberto Cidade lidera Sessão Especial em homenagem ao Dia do Líder Comunitário, reunindo mil representantes da classe
Dep. Roberto Cidade prioritiza demandas que fortalecem a causa indígena durante seu mandato
PL de Roberto Cidade propõe que Planos de Saúde não possam recusar atendimento a consumidores negativados!
Assembleia Legislativa do Amazonas tem como compromisso Proteção às Mulheres
“Selo Produto Amazonense’, criado por Roberto Cidade, é expandido para produtores de laticínios e demais produtos agropecuários