A unidade abriga um dos balneários preservados mais belos e próximos da cidade de Manaus, banhado pelas águas do Rio Negro, com uma praia de areia clara, combinada à vegetação nativa, formando uma das mais magníficas paisagens da capital do Estado,sendo bastante visitada por banhistas nos feriados e finais de semanas.
No período de vazante, a praia atinge quase 80 metros de largura e, na enchente, chega a desaparecer durante alguns. A RDS Túpe possui dois tipos bastante distintos de vegetação: a mata de igapó e a terra firme, onde predominam arvores de grande porte.
A RDS Tupé está inserida no Corredor Central da Amazônia e possui importância estratégica dentro deste mosaico de unidades de conservação do Baixo Rio Negro, por sua localização privilegiada, próxima ao chamado Estreito, área importante para controle da região, através da proteção e fiscalização efetiva da navegação do Rio Negro.
A SEMMAS mantém parcerias com varias instituições federais, estaduais, municipais e organizações não-governamentais para realização de pesquisas e estudos na RDS.
A RDS Tupé está inserida no Corredor Central da Amazônia e possui importância.
RDS Tupe