Curiosidades Amazônicas
Saiba mais sobre os benefícios do Tucumã

Publicado
6 anos atrásem

O Tucumã é uma fruta típica do Amazonas, do tupi=tuku’mã, significa: fruto da árvore de espinhos, pois é oriunda de uma extensa palmeira bem espinhosa, o tucumanzeiro.
A palmeira do tucumanzeiro chega a medir até 15 metros ou mais, é revestida por agudos espinhos ao longo do tronco se desenvolve em solos pouco férteis.
O tucumã se desenvolve em grandes cachos, é arredondado, fibroso, com polpa oleosa, fibrosa, de cor alaranjada, consistente e fina tem um sabor inigualável.
Rico nas vitaminas A, B1, C, ômega 3, o tucumã tem propriedade antioxidante, sendo muito eficiente no combate aos radicais livres, retardando o envelhecimento e contribuindo para evitar o desenvolvimento da diabete, ajudando a manter equilibrado o nível de açúcar no sangue.
Além disso, o tucumã tem 90 vezes mais vitamina A que o abacate e três vezes mais que a cenoura. Em, aproximadamente, 100 gramas da polpa do tucumã tem 247 calorias, glicídios (19,1%), lipídicos (16,6%) e protídeos (3,5%).
Benefícios do Tucumã
- Baixa o colesterol (porque rico em ômega-3, este ácido graxo essencial combate o colesterol ruim)
- Combate a diabetes (porque o ômega-3 ajuda também no controle do nível do açúcar no sangue)
- Fortalece a imunidade (por conter as vitaminas A e C, que são antioxidantes)
- Melhora a circulação sanguínea
- Previne infecções e inflamações (o ômega 3 também ajuda a diminuir a inflamação)
- Beneficia a saúde da pele, evitando, por exemplo a acne (por causa de suas vitaminas)
- Evita o câncer (por ter propriedades antioxidantes)
- Promove o bom funcionamento do coração, evitando doenças cardiovasculares
O tucumã pode ser consumido in natura, o que é muito mais saudável, ou pode ser consumido como ingrediente de sanduíches, como o famoso X caboquinho, em receitas de bolos, pastéis, recheio de tapiocas, pizzas, sorvetes, doces, compotas e vários outros.
As folhas do tucumãzeiro servem para a confecção de artesanatos, sendo utilizadas as suas fibras, para a produção de cestos e balaios. A parte dura do centro dos frutos (endocarpo) é usada no fabricação de anéis, brincos, pulseiras e colares.
O óleo do tucumã é utilizado para a fabricação de sabão e, pelas sua riqueza em ômegas 3, 6 e 9 e propriedades hidratantes é muito empregado em produtos cosméticos para a pele e cabelos.
Sou o idealizador do No Amazonas é Assim e um apaixonado pela nossa terra. Gravo vídeos sobre cultura, comunicação digital, turismo e empreendedorismo além de políticas públicas.

Você Poderá Gostar
Maceta: Dia Mundial do Pão é celebrado com maior X-Caboquinho do mundo
Gov. Wilson Lima lança novos editais da Fapeam e destaca aportes de mais de R$ 634 milhões em CT&I
Governador Wilson Lima anuncia Serafim Corrêa como novo secretário do Amazonas, confira outros nomes
Conheça 7 benefícios do Jambo essa fruta deliciosa!
Jatobá: Conheça os benefícios dessa fruta
Saiba tudo sobre a palmeira Huacrapona