Simpósio Amazonense de Atividade Pericial e Combate à Prática de Tortura acontece nesta quarta-feira (12), em Manaus. - No Amazonas é Assim
Connect with us
Manaus, AM, sexta, 25 de abril de 2025

Manaus

Simpósio Amazonense de Atividade Pericial e Combate à Prática de Tortura acontece nesta quarta-feira (12), em Manaus.

Publicado

em

Primeiro Estado da região Norte a adotar o Protocolo de Istambul para combate e documentação das práticas de tortura, o Amazonas realiza nesta quarta-feira (12) o 1º Simpósio Amazonense de Atividade Pericial e Combate à Prática de Tortura.

O Instituto Médico Legal (IML) recebe o I Simpósio Amazonense de Atividade Pericial e Combate a Prática de Tortura, que acontece nesta quarta-feira (12), em Manaus. / Foto: Divulgação/SSP-AM

O Instituto Médico Legal (IML) realiza o I Simpósio Amazonense de Atividade Pericial e Combate a Prática de Tortura, que acontece nesta quarta-feira (12), em Manaus. / Foto: Divulgação/SSP-AM

Realizado pelo Instituto Médico Legal (IML), o evento ocorre em parceria com o Ministério Público do Estado (MPE-AM) e acontece a partir das 9h no auditório do MPE, na Avenida Coronel Teixeira, Nova Esperança, zona oeste de Manaus.

O Simpósio tem a participação da Associação Brasileira de Medicina Legal e Perícias Médicas (ABMLPM-AM). As inscrições são gratuitas e antecipadamente pelo telefone (92) 3216-6041 ou antes do evento. A coordenação pede que os participantes doem uma lata de leite de 400g que será destinada a instituições de assistência social em Manaus.

Protocolo de Istambul
De acordo com o diretor do IML, Lin Hung Cha, o Amazonas foi o primeiro Estado da região Norte a adotar o Protocolo de Istambul para combate e documentação das práticas de tortura. Segundo ele, o evento foi pensado para discutir e esclarecer questões referentes ao tema.

“O evento está sendo organizado em atendimento a um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) assinado entre o DPTC e o MPE para adoção e divulgação do Protocolo de Istambul. Com base nisto, contamos com a presença de todos os peritos do Instituto, mas o evento é aberto para a comunidade em geral”, disse.

Programação
Durante o evento serão discutidas a importância do Protocolo de Istambul para a documentação eficaz do crime de tortura, a atuação da Corregedoria da Secretaria de Segurança Pública do Amazonas (SSP-AM) nos casos de tortura identificados, os aspectos médico-legais desse tipo de crime, além do sistema de laudos digitais desenvolvido pelo IML.

O sistema de laudos digitais foi implantado este ano entre as ações de modernização do Instituto. O sistema é fruto de um projeto idealizado pelo corpo técnico de peritos do IML, desenvolvido pela perita odontolegista, Sanmya Tiradentes, e pelo programador Guilherme Scardini, de Cuiabá, sem custos para o Governo do Amazonas.

Por meio do sistema, o IML passou a atender o Protocolo de Istambul – manual para a investigação e documentação da tortura e outras penas ou tratamentos cruéis, desumanos ou degradantes, produzido pela Organização das Nações Unidas (ONU).

Fonte: Assessoria de Comunicação – Secretaria de Segurança Pública do Estado (SSP-AM)

Deixe seu comentário aqui embaixo ?...

Curta a gente no Facebook

Lendas Amazônicas, Urbanas e Folclóricas!

Bora Falar de Direito?

Confira as dicas de direito

Prefeitura de Manaus

Últimas notícias da Prefeitura de Manaus

Governo do Amazonas

Últimas notícias do Governo do AM

Assembleia Legislativa do AM

Últimas Notícias do TCE-AM

Tribunal de Contas do Amazonas

Últimas Notícias do TCE-AM

Entre em nosso Grupo no Whatsapp

Participe do nosso grupo no Whatsapp

Últimas Atualizações