Na última segunda-feira (27), a Prefeitura de Manaus, por meio de parceria com a empresa Águas de Manaus instalou 4 torneiras para a higienização de pessoas em situação de rua no Centro Histórico de Manaus, além de uma na sede da própria empresa no Aleixo. No último domingo (03) a pia e a torneira instalada na Praça da Saudade foi arrancada e restou somente a estrutura de alvenaria. Além das duas torneiras roubadas na Praça da Saudade, a torneira da Praça da Matriz, também no Centro Histórico foi roubada.
A Agência Reguladora de Serviços Públicos Delegados do Município de Manaus (Ageman), responsável pelo acompanhamento da instalação e uso do equipamento, esteve com uma equipe técnica in loco para levantamentos das perdas. A Ageman reforçou, por meio de assessoria, que a iniciativa de instalar os pontos de higienização é de extrema importância para conter o avanço da pandemia, sobretudo entre a população em situação de rua.
Nos locais definidos, a estrutura montada é de pia com torneira e dispensador de sabão. O lavatório tem acionamento da torneira pelo joelho, em botão localizado na parte inferior da pia, para evitar que as pessoas toquem efetivamente com as mãos.
Apesar dos furtos, a Prefeitura também afirmou que a Águas de Manaus fará a reposição das pias e torneiras furtadas e dará prosseguimento ao cronograma de instalação de novos equipamentos públicos na cidade. A estimativa é de que 12 locais tenham 14 torneiras públicas na cidade.
- Calçadão da Manaus Moderna (2)
- Praça da Matriz (2)
- Praça dos Remédios (2)
- Praça da Saudade
- Praça Chile
- Praça Nossa Senhora de Nazaré
- Praça da Polícia
- Praça do Congresso
- Rua Ferreira Pena, nas proximidades da Semasc
- Sede da Águas de Manaus, no bairro Aleixo
- Avenida Paraíba (em ponto a ser definido).
Qualquer ocorrência que necessite intervenção da empresa deve ser registrada nos canais oficiais de relacionamento com o cliente: SAC 0800-092-0195, Whatsapp (92) 98264-0464, site aguasdemanaus.com.br e aplicativo Águas APP.
As torneiras haviam sido instaladas para reforçar o combate ao novo coronavírus na capital e permitir que pessoas em situação de rua realizem a higienização diária e se protejam contra o vírus. O Amazonas registrou mais 559 casos de Covid-19, nesta segunda-feira (04/05), totalizando 7.242 casos confirmados do novo coronavírus no estado, segundo boletim epidemiológico divulgado pela Fundação de Vigilância em Saúde (FVS-AM). Também foram confirmados mais 36 óbitos pela doença, elevando para 584 o total de mortes.