Um vídeo flagrou um peixe bodó nadando sem cabeça em um rio de boas. Não se sabe como o bodó sobreviveu e conseguiu nadar sem cabeça.
O vídeo que foi publicado em maio de 2022 voltou a viralizar neste domingo (23/4) nas redes sociais. Mas ainda não foi possível apurar, ao certo, onde o fato aconteceu, mas que é intrigante ver um bodó sem cabeça nadando de boas.
Imagem: Reprodução
O bodó normalmente possui o corpo revestido de placas ósseas, duras que pode agir como uma forma de proteção, como uma armadura e possuem cerca de 40cm.
O bodó fica sempre junto ao substrato, seja o solo, pedras ou pedaços de pau e sua boca ventral o ajuda a comer os detritos, algas e pequenos animais que ficam nesses locais. Também se escondem dentro de cavidades naturais, e os seus “ninhos” são construídos nas barrancas dos rios.
O bodó é encontrado desde o rio Ucayali, no Peru, até a foz do rio Tapajós, no Pará. É um peixe de água doce da ordem dos Siluriformes (bagres) e família Loricariidae, que agrupa os cascudos e acaris. A reprodução da espécie acontece entre os meses de outubro e maio.
Nosso querido bodó também é conhecidos como: caximbau, acari, acari-bodó, bodó, cari, boi-de-guará e uacari.