Publicado
1 ano atrásno
Por
Jussara Melo
Câmeras de segurança flagraram o momento que o soldado da Polícia Militar de Mato Grosso, Ricker Maximiano, atirou e matou a tiros um cachorro da raça american bully, no bairro Jardim Shangri-lá, em Cuiabá.
O tutor do cachorro contou que no dia em que o crime ocorreu o cão havia saído pelo portão de casa e correu na direção do policial, mas não o atacou. Foi neste momento que o PM sacou a arma, disparou e matou o animal.
De acordo com informações do tutor, o cão foi morto no dia 3 de setembro e, desde então, ele tem sido ameaçado pelo policial. Na ultima segunda-feira (25/9), o policial teria ido até a casa do dono do cachorro e feito novas intimidações.
Nesta semana imagens registradas por câmeras de segurança foram divulgadas e mostram o empresário e o policial discutindo na rua. O jovem relatou que, durante toda a discussão, o suspeito permaneceu com a arma na mão.
Ainda de acordo com o tutor, o suspeito já havia causado problemas com outros moradores da região. O rapaz ainda afirmou que o doguinho era muito dócil, que nunca atacou ninguém e que vivia dentro de casa, como parte da família. Outros vizinhos também confirmaram que o animal era manso e carinhoso com todos.
Segundo informações do boletim de ocorrência, o policial passou a proferir ameaças aos vizinhos depois do acontecido. Ao ser questionado pelos motivos que o levaram a matar o cachorro, o policial teria dito que havia sido “treinado para matar” e que faria isso sem sentir qualquer ressentimento. Ainda de acordo com o registro, não teria sido a primeira vez que Ricker ameaçou a vizinhança no Jardim Shangri-lá.
Nas redes sociais, o comandante geral da Polícia Militar no estado, Alexandre Mendes, questionou o que as pessoas fariam se estivessem em uma situação semelhante e pediu para que a população não condene a atitude do PM.
“Nunca julgue alguém, em especial a um policial sem conhecer os fatos”, “Obtenha informações antes de condenar”. O comandante ainda mostrou as imagens das câmeras de segurança e questionou: “O cachorro estava indo na direção de quem?” e “O que você faria no lugar desse policial?”.
O comandante pediu reflexão sobre o caso. “Bom, após vistas as imagens, quero conclamar a vocês, antes de julgar alguém, antes de condenar alguém, principalmente a nós policiais militares, vejam o fato, como ocorreu, a verdade real dos fatos. O que você faria como pai protegendo o seu filho, a sua filha, a sua família?”, concluiu.
Vídeos de ângulos diferentes registraram o momento que o cachorro é atingido pelos disparos de arma de fogo. Nas imagens é possível ver que já ferido, o cachorro abana o rabinho antes de falecer:
O jovem contou que no dia em que o crime ocorreu o cão havia saído pelo portão de casa e correu na direção do policial, mas não o atacou. Foi neste momento que o PM sacou a arma e matou o animal a tiros. pic.twitter.com/3F0dP1Ztyh
— CHOQUEI (@choquei) September 28, 2023
O cachorro era da raça os American Bullies que são os cachorros ideais para quem ama cães com personalidade forte e caráter, mas não possuem um espaço confortável para criá-los em casa. O seu jeito dócil não combina muito com sua aparência brava, mas são uma deliciosa companhia para os seus tutores e fiéis escudeiros de família.
Imagem: Divulgação
Mulher...mãe....apaixonada....webwriter e sócia proprietária do Portal No Amazonas é Assim...E minha história continua ❤