Publicado
3 anos atrásno
Estado dá mais um passo no processo de regularização de 2,8 mil apartamentos, deixados por gestões passadas
Os moradores do Parque Residencial São Raimundo comemoram o processo de regularização dos apartamentos entregues pelo Programa Social e Ambiental de Manaus e Interior (Prosamin), de 2007 a 2016. O Governo do Amazonas, por meio da Unidade Gestora de Projetos Especiais (UGPE) e da Superintendência Estadual de Habitação (Suhab), está resolvendo o problema deixado por gestões passadas. Agora, 216 famílias terão título de propriedade em mãos.
“É bom a gente ter o nosso cantinho só para a gente. Não víamos a hora de receber esse título definitivo e compartilhar com todos os vizinhos também, é uma felicidade. Eu quero continuar aqui mesmo, gostei muito daqui porque é uma conquista muito grande”, comemorou o comerciante Carlos Cavalcante, de 57 anos.
Por determinação do governador Wilson Lima, o Estado dá mais um passo no processo de regularização de 2.823 apartamentos de residenciais entregues pelo Prosamin, alguns há 15 anos sem a situação regularizada.
No Prosamin do São Raimundo, 216 famílias foram atendidas pelo serviço social da UGPE e Suhab. De acordo com a subcoordenadora do Setor Social da UGPE, Viviane Dutra, essa primeira etapa do processo com as famílias foi para que os moradores apresentassem a documentação, que será avaliada pela Suhab.
“Toda uma fase de escritório, de levantamento de informações, de projetos de atualizações, organização das licenças de todos os documentos necessários para a regularização definitiva já está cumprida. Então, nesse primeiro momento, recebemos essas famílias para a atualização dos dados pessoais”, ressaltou Viviane.
Resgate
O Residencial do São Raimundo é o primeiro dos sete conjuntos habitacionais a passar por este processo, que busca resgatar uma dívida antiga, já que os moradores receberam os apartamentos, mas não têm o título de propriedade dos imóveis.
“Após sete anos aguardando essa situação, agora o Governo está nos proporcionando receber esse título definitivo. Isso é muito importante para a gente, porque isso nos dá direito assumido do que é nosso. Foram sete anos de expectativa. A partir do momento em que nós recebermos o título definitivo, vai ser uma conquista para cada um dos moradores”, ressaltou o morador Cléber Matos, de 53 anos.
Ainda de acordo com Viviane Dutra, o objetivo do Governo do Amazonas, por meio do projeto-piloto do Residencial São Raimundo, é conseguir entregar a titularidade definitiva a todos os imóveis do Prosamin que se encontram nesta situação.
“Esses imóveis ainda estão com a titularidade provisória precária, então, a ideia é que a gente consiga regularizar todos os apartamentos do programa que devem receber essa titulação”, disse.
Sou o idealizador do No Amazonas é Assim e um apaixonado pela nossa terra. Gravo vídeos sobre cultura, comunicação digital, turismo e empreendedorismo além de políticas públicas.
Jogador do São Raimundo denuncia ter sido vítima de racismo em Supermercado de Manaus! Clube emite nota oficial
Manaus perde hoje o ilustre Jokka Loureiro, da famosa peixaria do Jokka
Intervenções executadas pelo Prosamim se baseiam na “cota 30”, marca nunca atingida pelas cheias do Rio Negro
UGPE determina imediata paralisação das obras do Prosamim III
Morre Carlos Prata, ex-técnico do São Raimundo
Governo do Amazonas realiza remoção de construções irregulares em residencial do Prosamim