Alerta: Camisinha não impede contaminação por HPV - No Amazonas é Assim
Nos Siga nas Redes Sociais
Manaus, AM, Sexta-Feira, 03 de Maio de 2024

Amazonas

Alerta: Camisinha não impede contaminação por HPV

Publicado

no

A camisinha é um dos métodos contraceptivos mais seguros. Ela, além de impedir a entrada dos espermatozoides na vagina evitando uma gravidez, também evita que secreções íntimas sejam trocadas e, assim, protege contra as DST – doenças sexualmente transmissíveis. No entanto, existe um tipo vírus que pode ser transmitido mesmo com o uso do preservativo.

Considerado uma DST, o HPV – ou Papilomavírus humano – é um grupo com mais de 100 tipos de vírus que pode provocar inflamações nas regiões genitais. Esta inflamação, em alguns casos, pode progredir para o câncer de colo do útero. No entanto, não são todos os tipos que geram o câncer.

LEIA TAMBÉM  Governo do AM recebe 98.500 doses de vacina contra a Covid-19

De acordo com Angélica Nogueira, oncologista especialista em tumores ginecológicos e presidente do Grupo Eva (Grupo Brasileiro de Tumores Ginecológicos), a camisinha masculina não protege completaparcialmente mulheres e homens do HPV. “A infestação do vírus pode se dar pelo contato da pele da região genital externa e essa área não fica isolada pelo preservativo”, explica. – No entanto, mesmo não protegendo completamente do vírus, ela protege o contato com outras DST’s e, por isso, seu uso é de extrema importância.

LEIA TAMBÉM  Vídeo mostra cirandeiros em alegoria momentos antes de despencar em acidente: "Hoje esse chão vai tremer, mano"

A camisinha feminina, no entanto, abrange uma maior área da vulva e, por isso, de acordo com dados do Instituto Nacional do Câncer (INCA), é mais eficaz para evitar o contágio se usada desde o começo da relação – antes mesmo da penetração.

Publicidade
Entre no nosso grupo de Whatsapp

Como se proteger do HPV

Segundo a especialista, para prevenir o HPV é importante que as mulheres tomem a vacina o mais cedo possível para reduzir as chances de contágio e façam sempre consultas ginecológicas de rotina. “Os exames preventivos são essenciais para detectar qualquer anormalidade e tratá-la antes do quadro virar uma infecção ou câncer no colo do útero”, alerta.

Alerta: Camisinha não impede contaminação por HPV

Alerta: Camisinha não impede contaminação por HPV

 

LEIA TAMBÉM  Operação policial no Amazonas cumpre 32 mandados de foragidos que se cadastraram no Auxílio Emergencial

Deixe seu comentário aqui embaixo 👇…

Notícias da ALE-AM

Lendas Amazônicas, Urbanas e Folclóricas!

Curta a gente no Facebook

Bora Falar de Direito?

Confira as dicas de direito

Prefeitura de Manaus

Últimas notícias da Prefeitura de Manaus

Governo do Amazonas

Últimas notícias do Governo do AM

Tribunal de Contas do Amazonas

Últimas Notícias do TCE-AM

Águas de Manaus

Últimas notícias da Águas de Manaus

Assembleia Legislativa do AM

Últimas notícias da ALE-AM

Entre em nosso Grupo no Whatsapp

Participe do nosso grupo no Whatsapp

Últimas Atualizações