Mais de 2 mil alunos da rede municipal serão beneficiados pelo projeto ‘Educar pelo Esporte’ - No Amazonas é Assim
Se Conecte Conosco
Manaus, AM, sábado, 31 de janeiro de 2026

Esporte

Mais de 2 mil alunos da rede municipal serão beneficiados pelo projeto ‘Educar pelo Esporte’

Publicado há

em

A Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Semed), deu início, nesta quinta-feira, 13/3, ao projeto “Educar pelo Esporte”, que vai atender mais de 2 mil estudantes da rede municipal de ensino. A aula inaugural aconteceu na Escola Municipal Sérgio Pessoa, localizada no bairro Presidente Vargas, zona Sul da capital.

Foto – Jordana Rodrigues / Semed

O projeto faz parte das ações da Coordenação de Esportes (Coordesp), que busca fortalecer a prática do xadrez na rede municipal. O coordenador da Coordesp, Ronnie Melo, explicou as diretrizes da iniciativa.

“O xadrez já foi implementado desde o ano passado na rede municipal. A Semed entra com os jogos de tabuleiro e a Coordesp faz contato com os professores interessados. Em seguida, realizamos oficinas para que eles possam aprender o ensino do xadrez e repassar esse conhecimento aos alunos. Essa ação faz parte do planejamento da secretaria e segue as diretrizes do plano de governo”, destacou o coordenador.

Na escola Sérgio Pessoa, 240 estudantes do 1º ao 5º ano participarão do projeto, que acontecerá todos os dias com aulas teóricas e práticas, promovendo o desenvolvimento do raciocínio lógico, concentração e disciplina.

O professor responsável pelo projeto, Manoel Galvão, enfatizou a importância da modalidade na rotina escolar e no desenvolvimento cognitivo das crianças.

“O xadrez trabalha aspectos fundamentais como paciência, planejamento e tomada de decisão. As crianças aprendem a pensar antes de agir e a respeitar regras, o que reflete diretamente no comportamento dentro e fora da sala de aula. É gratificante ver o engajamento dos alunos e o progresso que eles demonstram a cada aula”, destacou o professor.

Para os estudantes, o xadrez tem sido uma experiência enriquecedora e desafiadora. O aluno João Victor Santos, do 4º ano, compartilhou sua opinião sobre a atividade.

Advertisement

“Eu adoro jogar xadrez porque me ajuda a pensar melhor. No começo, achei difícil, mas agora já consigo planejar meus lances e isso me deixa muito animado”, contou o estudante.

Foto – Jordana Rodrigues / Semed

Deixe seu comentário aqui embaixo

Youtube – No Amazonas é Assim

Canal Youtube No Amazonas é Assim

Canal Youtube No Amazonas é Assim

Lendas Amazônicas, Urbanas e Folclóricas!

Lendas Amazônicas, Lendas Urbanas e Lendas Folclóricas

Lendas Amazônicas, Lendas Urbanas e Lendas Folclóricas

Prefeitura de Manaus

Últimas notícias da Prefeitura de Manaus

Governo do Amazonas

Últimas notícias do Governo do AM

Assembleia Legislativa do AM

Últimas Notícias do TCE-AM

Tribunal de Contas do Amazonas

Últimas Notícias do TCE-AM

Entre em nosso Grupo no Whatsapp

Participe do nosso grupo no Whatsapp

Últimas Atualizações