O Projeto de Lei para a participação do município de Barreirinha no Consórcio Nacional de Vacinas das Cidades Brasileiras (CONECTAR), foi aprovado nesta quinta-feira (25), em sessão extraordinária na Câmara Municipal. A rapidez em solicitar interesse no consórcio se dá pela necessidade da vacinação em massa da população, considerando a realidade em que o país se encontra em relação a insuficiência no repasse dos imunizantes.
Para o prefeito Glenio Seixas, essa ação é de extrema importância para seu município, considerando o momento difícil vivenciado há mais de um ano. “Não dá para continuar do jeito que está, precisamos voltar a nossa normalidade, não podemos deixar que mais vidas sejam perdidas. Nós estamos tomando todas as providências necessárias para trazer essas vacinas para imunizar o maior número de pessoas em Barreirinha”, enfatiza.
Além da aquisição de vacinas, o protocolo de intenções firmado entre os Municípios, contempla também a compra de medicamentos, insumos e equipamentos na área da saúde. Vale ressaltar, que a participação no Consórcio Público, proporciona ao município vantajosidade nas negociações em relação a agilidade na aquisição das doses. “O Consórcio possibilita uma organização que nos permite maior facilidade no processo de compra da vacina, evitando burocracias que dificultariam e atrasariam caso ficássemos de fora desta grande ação”, destaca o prefeito.
É importante destacar que o município de Barreirinha saiu na frente em relação ao interesse em participar desta iniciativa, que visa fortalecer o Sistema Único de Saúde (SUS), ofertando os imunizantes de forma gratuita à população barreirinhense. Os dados da Secretaria Municipal de Saúde do município, aponta quase 6 mil doses aplicadas na primeira fase da vacinação.
Prefeito Glenio Seixas sanciona lei e oficializa Barreirinha no consórcio nacional de vacinas / Foto : Divulgação