Publicado
11 anos atrásno
A história do Amazonas começa no período Espanhol de 1532 a 1539. Foi através do Rio Amazonas que os primeiros civilizados penetraram território do atual Estado. Aliás, sua história está ligada à história do Grande Rio. Através dele, houve as primeiras expedições às regiões selvagens: Pinzón, Orellana, Pedro Teixeira, etc. por ele chegaram os primeiros colonos e os primeiros missionários trazendo a civilização a esta terra inteiramente desconhecida.
Aos espanhóis coube a descoberta do Amazonas, mas foram os portugueses que seguiram para conquista das terras banhadas pelo Grande Rio. Seja visando aprisionar os índios, seja para catequizar os selvagens, o certo é que os exploradores e missionários, fundando feitorias e missões, fizeram o papel que lhes cabia no início da história amazonense. A construção de fortificações ao longo do Grande Rio mais o Tratado de Madri asseguraram para Portugal e posteriormente para o Brasil – a Grande Planície.
instalação oficial deu-se no dia 07 de maio de 1758 ficando à frente do Governo o Capitão Joaquim de Melo Póvoas. A Capital ficava na antiga aldeia de Mariuá, já então Vila de Barcelos. Trinta anos depois com Manuel da Gama Lobo D’Almada, a Capital foi transferida para a povoação da Barra do Rio Negro. A principal razão da mudança era estar a Barra localizada a 15Km da confluência dos rios Negro e Solimões, sendo, portanto mais estratégica.
No período Colonial vale ainda citar a rebelião dos índios chefiados pro Ajuricaba e os esforços para que a Capitania fosse desmembrada do Pará. Em 05 de setembro de 1850 a Comarca do Alto Amazonas foi elevada a categoria de Província, com o nome de Amazonas, através da Lei n° 1852, tendo sido nomeado Presidente João Batista de Figueiredo Tenreiro Aranha.
O Amazonas deve seu notável desenvolvimento e à ocupação de seu vasto território, ao breve ciclo da borracha. Foi nesta época que a colonização, em índices expressivos, formou vilas e povoados à beira dos rios.
O ano de 1915 começou melancólico. O preço da borracha caiu brutalmente diante da concorrência dos seringais plantados pelos ingleses na Malásia, proveniente de sementes brasileiras levadas pelo britânico Nickman.
A partir de 1967, com a criação da Zona Franca de Manaus, o Amazonas acelera seu ritmo de desenvolvimento, dispondo de um grande movimento comercial de importação e exportação de produtos. Sua economia passou por grandes transformações e o Estado está em franca recuperação.
Sou o idealizador do No Amazonas é Assim e um apaixonado pela nossa terra. Gravo vídeos sobre cultura, comunicação digital, turismo e empreendedorismo além de políticas públicas.
Conheça de forma resumida a História do Amazonas
Fotos raras da Chácara “O Pensador” local onde morreu o ex-governador do Amazonas Eduardo Ribeiro
Conheça a famosa Ilha de Marapatá, a ilha encantada dos mitos.
Conheça a triste história do herói amazonense que morreu na 2ª Guerra Mundial
O guerreiro Ajuricaba do povo indígena manaós
A misteriosa morte de Ária Ramos