Home Notícias Amazonas Agora 100% das unidades hospitalares do interior já têm respiradores! Anuncio foi feito pelo Governador Wilson Lima

Agora 100% das unidades hospitalares do interior já têm respiradores! Anuncio foi feito pelo Governador Wilson Lima

2 minutos lido
67

O Governo do Amazonas finalizou a entrega de respiradores para todas as unidades hospitalares dos municípios do interior. O anúncio foi feito pelo governador Wilson Lima, nesta sexta-feira (10/07), em vídeo publicado nas redes sociais.

Durante a pandemia, o Estado entregou 138 aparelhos adquiridos pela Secretaria de Saúde (Susam), pelo Ministério da Saúde (MS) e pelos municípios, além daqueles doados pela iniciativa privada, quadruplicando a quantidade de aparelhos disponíveis no interior.

“Na última quinta-feira (09/07), nós terminamos a instalação dos últimos respiradores no interior. Portanto, 100% dos hospitais do interior do estado do Amazonas têm respiradores. Nós instalamos 138 novos equipamentos, e isso foi possível graças ao empenho do Governo do Estado, com apoio do Governo Federal, a quem eu agradeço, dos municípios e também da iniciativa privada”, afirmou Wilson Lima.

O governador também destacou que os equipamentos reforçam a assistência à população do interior e ficarão nas unidades hospitalares para atender as demandas futuras.

“Isso vai ser importante durante esse processo de pandemia, mas também no pós-pandemia, porque esses equipamentos vão continuar atendendo os nossos irmãos do interior. Os números dos últimos 30 dias nos indicam que nós atingimos uma estabilidade. Agora, é trabalhar para o retorno das atividades econômicas e da normalidade da nossa vida”, acrescentou o governador.

Agora 100% das unidades hospitalares do interior já têm respiradores! Anuncio foi feito pelo Governador Wilson Lima / FOTO: Secom e Rodrigo Santos/Susam

Estabilização – O secretário interino da Susam, Marcellus Campêlo, ressaltou que os respiradores possibilitam a implantação de Unidades de Cuidados Intermediários (UCI), que faz parte do plano de apoio do Governo do Amazonas aos municípios no enfrentamento ao novo coronavírus (Covid-19).

“Essas unidades contribuem na estabilização do paciente, tanto para os casos graves e também numa possível remoção para Manaus. Ajudam a estabilizar até o período de translado até Manaus”, explicou o secretário.

Reforço – O interior conta com um total de 262 respiradores invasivos e não-invasivos, além de 116 UCIs. A Susam concluiu, em junho, a montagem de leitos de UCI em todos os oito municípios polos do interior, além de Boca do Acre: três em Eirunepé, seis em Humaitá, 12 em Itacoatiara, três em Lábrea, sete em Manacapuru, oito em Parintins, 14 em Tabatinga, seis em Tefé e dois em Boca do Acre.

Na última semana, o Estado completou a distribuição de respiradores para 100% dos municípios subpolos, sendo dois para Borba, cinco para Carauari, três para Coari, dois para Fonte Boa, dois para Guajará, dois para Maués e dois para Santo Antônio do Içá.

“Durante a pandemia, imaginávamos que teríamos 100% dos municípios polos do Amazonas e, graças a Deus, conseguimos. Partimos para uma segunda fase, colocando leitos de UCI em todos os municípios subpolos do Amazonas e conseguimos. Batemos uma nova meta, antes da pandemia, 90% dos municípios não tinham respiradores e agora temos em todas as unidades hospitalares”, destacou o secretário executivo de Atenção Especializada ao Interior da Susam, Cássio Espírito Santo.

Agora 100% das unidades hospitalares do interior já têm respiradores! Anuncio foi feito pelo Governador Wilson Lima / FOTO: Secom e Rodrigo Santos/Susam
Comentários com Facebook
Receba nossas notícias no seu e-mail 📩:
Carregar Mais Matérias Relacionadas
Carregar Mais Por Marcus Pessoa
Carregar Mais Em Amazonas

Leia Também

Semana de formação para aperfeiçoamento da gestão de saúde no Amazonas através da Escola de Contas do TCE-AM

A Escola de Contas do Tribunal de Contas do Amazonas (ECP/TCE-AM) dá início a Semana de fo…