Esse biscoito é tipico do norte e nasceu em Belém – PA. O famoso biscoito Monteiro Lopes além de delicioso, é cheio de história. Ele tem um sabor especial, que combina com um cafezinho esperto e derrete na boca.
O nome Monteiro Lopes é uma homenagem as duas família que criaram essa receita. A história surgiu entre 1850 e 1890, no entorno do mercado do Ver-o-Peso.
Aprenda a fazer o famoso e delicioso biscoito Monteiro Lopes!
Ingredientes
Para a massa:
- 250 gramas de manteiga e 500 gramas de trigo.
Para a calda:
- Uma xícara de açúcar refinado
- 30 gramas de achocolatado
- Água
- Açúcar cristal para salpicar
Modo de preparo
- Comece o preparo na bancada, mas você pode usar uma tigela. Misture o trigo e manteiga. Para dar o ponto, vai na mão mesmo! Tem que desgrudar das mãos.
- O ponto ideal é desgrudar das mãos, da superfície. Enrole do tamanho que você quiser e coloque numa assadeira. Não precisa untar. Leve ao forno por uns 50 minutos. E o pulo do gato do ponto ideal: você precisa levantar um pouco a massa assada e veja que está dourado.
- Vamos para a calda. Em uma panela coloque o açúcar, o achocolatado e aos poucos acrescente a água. Vá mexendo para dissolver os ingredientes. Levantou fervura, tá no ponto de calda. É só deixar esfriar.
- Agora mergulhe a metade na calda e passe no açúcar. Aguarde cerca de duas horas para secar.
Você pode criar outras versões do Monteiro Lopes, para dar aquele toque mais regional que a gente ama. Tem Monteiro Lopes com doce de cupuaçu e castanha do Pará. Tem também com creme de avelã e até de churros. A massa é a mesma, e é só usar a criatividade.
Aprenda a fazer o famoso e delicioso biscoito Monteiro Lopes!