Uma das coisas que mais marca nossa infância e marca também os amazônidas são os remédios naturais. Dentre tantas experiências coletivas, hoje vou colocar para vocês como fazer a famosa brocação (embrocação) que serve para curar garganta inflamada.
A Embrocação é a prática de curar a garganta das crianças de alguma infecção por encostar nas amídalas um dedo (sempre o maior) envolto em algodão e embebido em várias tisanas. As principais são : Copaíba, andiroba, mel, alho cru, limão assado e própolis.
As tisanas (bebida de ervas medicinais) podem sofrer algumas alterações dependendo da região. Como os mais velhos que dominam melhor as técnicas, é sempre sábio dizermos que cada vó e mãe tem sua receita própria. O mais incrível é que isso sempre funcionou!
Aprenda como fazer embrocação para curar garganta inflamada
Trata-se de uma cura extremamente invasiva, no qual o dedão vai enfiado na garganta e automaticamente o caboco sente o gosto amargo da copaíba e andiroba. E depois de uma noite de sono, a dor de garganta passa mesmo!
Vale lembrar, que quem não sabe as manhas, é importante não fazer! Pois além de ser fácil machucar a goela da pessoa, a copaíba e andiroba combinadas em doses erradas podem ser muito tóxicas para esse fim. É um relato de uma prática tradicional, só quem sabe faz. Hoje em dia a nossa geração está perdendo a prática. Eu mesma nunca “curei” a garganta da minha filha, pois não tenho as manha.
Algumas tradições, preferem logo após o dedão na goela, dar uma mistura de mel com alho e limão para somar no processo. Era literalmente viver um inferno em questão de segundos mas pelo menos resolvia depois de um bom sono.
Alguns relatos apontam, que basta passar óleo de copaíba no pescoço quando se está com dor de garganta. De toda forma, fazer a embrocação é a forma mais comum de curar garganta inflamada e eu tenho certeza que todo nortista raiz já passou por isso!
Abaixo um vídeo mostrando na prática como se dá o processo: