A primeira curiosidade que trarei pra vocês é sobre a Origem da data do Dia da Amazônia:
O Dia da Amazônia é comemorado no dia 5 de setembro e tem como função conscientizar toda a sociedade a respeito dessa importante riqueza natural.
O dia da Amazônia foi instituído pela Lei 11.621 de 2007 para homenagear a criação da Província do Amazonas, em 1850, sim, hoje aqui para nós amazonenses é um Feriado Estadual. Dia da Elevação do Amazonas à Categoria de Província. Portanto, a data de 5 de setembro é um dia de celebração para o Amazonas, já que há 173 anos o Estado, antes capitania de São José do Rio Negro, foi elevado à categoria de província e se tornou independente do Grão-Pará (atualmente o Estado do Pará). Ou seja, é a nossa Independência.
Curiosidades sobre o Dia da Amazônia
Assim, o Dia da Amazônia tem essa ligação com o Estado do Amazonas e serve ainda para conscientizar sobre a importância da maior floresta tropical do mundo e da sua biodiversidade para o planeta, um dos patrimônios naturais mais valiosos da terra.
Algumas curiosidades sobre a Amazônia
O Bioma Amazônia possui 4 milhões 196 mil e 943 km2 de floresta e abrange nove países (Bolívia, Brasil, Colômbia, Equador, Guiana Francesa, Paraguai, Peru, Suriname e Venezuela).
A Amazônia corresponde a 49,29% do território brasileiro.
Aqui no Brasil, A Amazônia apresenta 26% da sua área protegida, porém, infelizmente, muitos ignoram essa proteção.
“A Amazônia está presente em nove estados do nosso país: Acre, Amapá, Amazonas, Pará, Roraima, Rondônia, Tocantins e parte do Maranhão e do Mato Grosso.
A Amazônia é o maior bioma brasileiro, e a sua bacia hidrográfica é a maior do mundo.
O rio Amazonas lança ao mar aproximadamente 175 milhões de litros de água por segundo.
A Amazônia é o lar de inúmeras espécies de animais e vegetais, sendo essas matérias-primas muito importantes, por exemplo, para a fabricação de medicamentos. A região abriga uma variedade de animais únicos, como o boto cor-de-rosa, o Uacari, o Sauim de Coleira de Manaus, peixe-boi-da-amazônia, a lontra neotropical, e o poraquê amazônico, descoberto há 3 anos atrás e que essa nova espécie de peixe-elétrico emite 860 volts, descarga mais forte já registrada em animal, ou seja, o tempo todo estão sendo descobertas novas espécies e isso nos dá a dimensão biodiversidade que existe na Amazônia.
Para se ter ideia, segundo o Instituto Sociedade, População e Natureza (ISPN), na Amazônia são encontrados cerca de 30 milhões de espécies animais.
A vitória-régia (Victoria amazonica) é uma planta típica da região amazônica e destaca-se por ser uma das maiores plantas aquáticas do mundo. Uma única folha dela pode apresentar um diâmetro de mais de dois metros, e suas flores atingem até 33 cm. Mas claro, não dá pra subir nela. Embaixo é até o tucupi de espinhos…
O besouro Titanus giganteus é uma espécie de inseto que se destaca pelo seu tamanho maceta. O Titanus giganteus é o maior besouro do planeta e pode ser encontrado na Amazônia. Esse inseto chega a apresentar cerca de 22 cm.
A Amazônia abriga uma grande quantidade muito significativa de comunidades tradicionais. Em números, segundo a ISPN, o bioma reúne a maior parte dessa população no Brasil, são cerca de 440 mil indígenas. São mais de 180 povos indígenas, além de vários grupos isolados³ vivendo no bioma. Eles juntos ocupam uma área de cerca de 110 milhões de hectares. Para se ter uma ideia da grandiosidade, a terra Yanomami, localizada em Roraima e no Amazonas, possui mais de 25 mil indígenas.
Embora não tão conhecidas como os povos indígenas, há também outras populações tradicionais nos meandros do bioma, como seringueiros, quilombolas, ribeirinhos, pescadores e pescadoras artesanais, agricultores familiares, piaçabeiros, peconheiros, e outros.
E para nós não perdermos essa riquize, é preciso que todos ajudem a proteger a Amazônia. Como? Simples, basta por exemplo você reduzir o consumo de produtos que contribuam para o desmatamento, , considere o uso de energia solar, separe o lixo , reaproveite, reduza o uso de plásticos, não desperdice água e espalhar conscientização são maneiras eficazes de fazer a diferença.
Lembrando que cada pequena ação faz a diferença e, ao adotar essas práticas, você estará contribuindo para a preservação do meio ambiente, da Amazônia e, mais do que isso, para um futuro mais sustentável e saudável.
Confira o vídeo que fiz ilustrando e mostrando curiosidades sobre o Dia da Amazônia
Sou o idealizador do No Amazonas é Assim e um apaixonado pela nossa terra. Gravo vídeos sobre cultura, comunicação digital, turismo e empreendedorismo além de políticas públicas.