Manaus
David Almeida anuncia pré-candidatura ao Governo do Amazonas e promete “virar a chave” no estado
O prefeito de Manaus, David Almeida, anunciou nesta segunda-feira (23) que será pré-candidato ao Governo do Amazonas nas eleições de 2026. A disputa será pelo partido Avante.
O anúncio foi feito durante um evento na capital amazonense e já movimenta os bastidores da política estadual.
“A decisão mais difícil da minha vida política”
Em discurso emocionado, Almeida afirmou que essa foi “a decisão mais difícil” de sua trajetória pública, especialmente por já ter sido eleito duas vezes para comandar a Prefeitura de Manaus.
Segundo ele, a experiência acumulada na gestão municipal será levada para todo o estado caso seja eleito governador.

David Almeida anuncia pré-candidatura ao Governo do Amazonas e promete “virar a chave” no estado – Foto: Reprodução
Educação como vitrine
O prefeito destacou que pretende expandir para os municípios do interior projetos que, segundo ele, deram resultado na educação da rede municipal de Manaus.
Além disso, afirmou que quer fortalecer a parceria entre o Governo do Estado e a Prefeitura da capital.
Viagens pelo interior a partir de abril
David Almeida anunciou que, a partir de abril, começará a percorrer municípios do interior do Amazonas. A proposta é visitar escolas, unidades básicas de saúde e hospitais para conhecer de perto a realidade da população.
O movimento é visto como o início da articulação política para 2026.
Discurso duro e momento pessoal delicado
Durante o pronunciamento, o prefeito afirmou que sua pré-candidatura tem como objetivo, segundo ele, “livrar o Amazonas da tirania, da opressão, da intimidação, ameaça e incompetência”.
O discurso ganhou ainda mais peso quando Almeida mencionou um momento pessoal difícil:
“Hoje completa 30 dias que eu perdi meu filho, mas nem por isso eu vou me acovardar. A partir de hoje eu anuncio minha pré-candidatura ao governo do estado.”









