O presidente da Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam) formalizou, nesta sexta-feira (20), junto ao Governo do Amazonas ofício em que solicita que todas as suas emendas parlamentares, no valor total de R$ 6,9 milhões, sejam destinadas às ações de combate, tratamento, aquisição de materiais e ainda a realização de exames em laboratórios privados.
Através de ofício encaminhado ao Governado Wilson Lima e ao secretário Estadual de Saúde, Rodrigo Tobias, Josué sugere que os recursos sejam utilizados “para fins de prevenção à infecção e à propagação do COVID-19, no âmbito do Estado do Amazonas” e sugere que os recursos “sejam voltados para a aquisição de EPI´S (equipamentos de proteção individual) específicos para os profissionais de saúde que lidam diretamente com os pacientes acometidos pelo COVID-19; aquisição de equipamentos para UTI´S como respiradores mecânicos e demais equipamentos de suporte à vida; investimentos em equipamentos modernos, insumos e materiais para o mais rápido diagnóstico dos portadores do Coronavírus junto ao LACEN – AM”.
“Um deputado estadual tem direito a quase sete milhões de reais em emendas. Eu aceito destinar esse valor para tudo que for prioridade no combate ao coronavírus (Covid-19)”, afirmou Josué.
Emenda parlamentar
O valor é referente às emendas impositivas que cada deputado pode apresentar indicando, no orçamento do Estado, onde os recursos podem ser utilizados. O montante, segundo Josué Neto, é de R$ 6,99 milhões e já está previsto no Orçamento do Estadual deste ano, sendo necessário apenas o remanejamento.