Publicado
4 anos atrásno
A comemoração do Dia do Servidor Público, no último dia 28, foi totalmente atípica na maioria dos órgãos públicos do Estado, o que inclui a Assembleia Legislativa do Amazonas, cuja homenagem aos colaboradores foi sendo diluída ao longo do ano de pandemia, por meio dos cuidados sanitários necessários para evitar a contaminação por Covid-19.
Logo em março, o presidente Josué Neto (PRTB) determinou a suspensão dos trabalhos presenciais – e manteve a produção em home office – levando à necessidade imediata de se adaptar os trabalhos e os trabalhadores ao mundo virtual e transferir o plenário Ruy Araújo para a internet. Com as sessões em vídeo, todo o aparato jurídico teve de se adaptar, como os servidores da Diretoria de Apoio ao plenário, de Documentação, além das comissões técnicas e ainda uma CPI em andamento com sessões híbridas. O profissionalismo e a adequação aos novos tempos foram a principal características dos servidores da Assembleia Legislativa, desde o início do ano.
Em seguida, a Diretoria de Saúde montou um call center para atender os servidores que procuravam apoio médico e psicológico durante o distanciamento social causado pela pandemia do novo coronavírus. Com três psicólogos de plantão, o serviço teve grande procura e só diminuiu no segundo semestre.
A direção geral da Casa também participou dos cuidados aos profissionais, mantendo os salários estáveis e, para os efetivos, consolidando o reajuste anual que é oferecido todo mês de março, em cumprimento à Constituição Federal. “Nos últimos 20 anos, sempre que há reajuste do salário mínimo por parte do Governo Federal, a Aleam reajusta a tabela de vencimentos daqueles que tem como base o salário mínimo”, explicou o diretor-geral, Wander Motta.
A Aleam atua também intermediando reivindicações de servidores públicos de outras esferas, como é o caso das negociações entre Governo e professores e aprovou o projeto que concedeu reajuste salarial dos professores da Rede Estadual de ensino, além de outros benefícios, atendendo as reivindicações dos profissionais.
Partiu ainda da Assembleia Legislativa a iniciativa do Projeto de Lei que previa a suspensão das cobranças de empréstimo consignado contraído pelos servidores estaduais junto a instituições financeiras pelo prazo de 90 dias, em decorrência da pandemia pelo novo coronavírus, causador da Covid-19. Pelo texto, só podem ser cobrados 60 dias após o término do período de suspensão, parcelados em seis vezes, sem incidência de juros ou multa. O PL foi vetado pelo governador Wilson Lima e a base do governo manteve o veto em votação posterior.
O presidente da Aleam, deputado Josué Neto (PRTB), afirma que a qualidade dos serviços públicos depende de duas coisas essenciais: estrutura e pessoas. “Os servidores públicos são essenciais para que o serviço prestado à população seja um serviço de qualidade, que consiga solucionar problemas e facilitar a vida das pessoas. Valorizar o servidor público ajuda a melhorar os serviços prestados à população”, esclareceu.
Sou o idealizador do No Amazonas é Assim e um apaixonado pela nossa terra. Gravo vídeos sobre cultura, comunicação digital, turismo e empreendedorismo além de políticas públicas.
Deputado Roberto Cidade é reeeleito com ampla maioria de votos para presidir a Aleam no segundo biênio da atual legislatura
Roberto Cidade lidera Sessão Especial em homenagem ao Dia do Líder Comunitário, reunindo mil representantes da classe
Dep. Roberto Cidade prioritiza demandas que fortalecem a causa indígena durante seu mandato
PL de Roberto Cidade propõe que Planos de Saúde não possam recusar atendimento a consumidores negativados!
Assembleia Legislativa do Amazonas tem como compromisso Proteção às Mulheres
“Selo Produto Amazonense’, criado por Roberto Cidade, é expandido para produtores de laticínios e demais produtos agropecuários