Publicado
5 anos atrásno
Nem todo mundo nasce sabendo, mas quem procura conhecimento com certeza encontrará. Nessa publicação, tentarei mostrar um pouco das diferenças de temáticas abordadas pelo Boi Bumbá Caprichoso ( touro negro, representado pelas cores Azul e Branco e símbolo uma estrela) e do Boi Bumbá Garantido )touro branco, representado pelas cores vermelho e branco e símbolo um coração).
O caprichoso em 2019, abordou como tema “Um Canto de Esperança para Mátria Brasilis”, no qual em resumo fala dos valores de um povo guerreiro que supera, a cada dia, as intempéries de tempos sombrios. O Boi Garantido, por sua vez, abordou a temática “Nós, o povo”, na qual volta as origentes do boi da baixa do São José. Isso porque, o Garantido é essência, história, trajetória, título e uma vida de conquistas que o faz o maior campeão do Festival. E tudo isso quem construiu foi o povo.
A Associação Cultural Boi-Bumbá Caprichoso vem disputar o 54º Festival Folclórico de Parintins com o tema “Um Canto de Esperança para Mátria Brasilis”.
O tema escolhido agrega valores de um povo que supera, a cada dia, as intempéries de tempos sombrios, trata sobre os problemas atuais da sociedade e como as populações lidam com pluralidade e diversidade cultural.
Homens e mulheres que constroem, através das eras, uma cultura multi-sincrética, agregadora, cheia de esperança que insiste em florescer banhada de sentimentos, contrariando a geografia estéril dos chãos do sertão, nos campos frios dos pampas, nos alagados do centro-oeste brasileiro, no contrastante cenário desigual do sudeste e nos mundos paradisíacos e esquecidos da aquática Amazônia brasileira. E, em especial, na pequena Parintins, a terra do boi-bumbá.
Um Canto de Esperança para a Mátria Brasilis nasceu da espontaneidade e da beleza de uma das expressões mais populares da cultura brasileira, inspirada nas xilogravuras, comuns nas ilustrações de cordéis e que remete às terras do fundador do Touro Negro, Roque Cid.
A Associação Cultural Boi-Bumbá Garantido, por sua vez, escolheu o tema “Nós, o Povo!”. Esse tema norteará as três noites do Boi-Bumbá Garantido na busca pelo título do Festival Folclórico de Parintins em 2019.
Todo folclore emana do povo e por ele é celebrado à sua imagem e semelhança. O Folclore é o elemento de identidade mais genuíno, pois traduz ao vivo a alma de um povo. Com significado, identidade, cidadania, intensidade, criatividade e alegria, o tema ‘Nós, o povo!’ propõe um espetáculo que será concebido não apenas pelo senso estético, mas também nos costumes, no sentido de pertencimento e de dignidade do povo.
O tema do bumbá para a 54ª edição do Festival seria voltado à galera vermelha e branca e à história dela. O tema proposto busca o reencontro com o que há de mais importante no Garantido que é seu povo, sua galera.
O Garantido foi buscar seu tema no local mais apropriado, que é no meio de sua nação. Garantido é essência, história, trajetória, título e uma vida de conquistas que o faz o maior campeão do Festival. E tudo isso quem construiu foi o povo.
Sou o idealizador do No Amazonas é Assim e um apaixonado pela nossa terra. Gravo vídeos sobre cultura, comunicação digital, turismo e empreendedorismo além de políticas públicas.
Amazonastur realiza ação em Parintins para fortalecer o turismo e regularizar empreendimentos
Parintins recebe ajuda humanitária e atendimentos médicos do governo de Wilson Lima
Amazonastur acompanha avanço das obras do museu dos Bois-Bumbás de Parintins
Governo do Amazonas impulsiona educação em Parintins com Espaços Makers
Parintins: Hospital Padre Colombo se destaca com 1,2 mil cirurgias eletivas em 2024
Governo do AM comemora 4ª edição do Turistódromo no Festival de Parintins 2024 com sucesso de público