Home Regionalismo Agenda Cultural Entenda as diferenças das temáticas do Boi-Bumbá Caprichoso e do Boi-Bumbá Garantido em 2019

Entenda as diferenças das temáticas do Boi-Bumbá Caprichoso e do Boi-Bumbá Garantido em 2019

2 minutos lido
218

Nem todo mundo nasce sabendo, mas quem procura conhecimento com certeza encontrará. Nessa publicação, tentarei mostrar um pouco das diferenças de temáticas abordadas pelo Boi Bumbá Caprichoso ( touro negro, representado pelas cores Azul e Branco e símbolo uma estrela) e do Boi Bumbá Garantido )touro branco, representado pelas cores vermelho e branco e símbolo um coração).

O caprichoso em 2019, abordou como tema “Um Canto de Esperança para Mátria Brasilis”, no qual em resumo fala dos valores de um povo guerreiro que supera, a cada dia, as intempéries de tempos sombrios. O Boi Garantido, por sua vez, abordou a temática “Nós, o povo”, na qual volta as origentes do boi da baixa do São José. Isso porque, o Garantido é essência, história, trajetória, título e uma vida de conquistas que o faz o maior campeão do Festival. E tudo isso quem construiu foi o povo.

Caprichoso e Garantido 2019 - Entenda as diferenças
Caprichoso e Garantido 2019 – Entenda as diferenças

Boi-Bumbá Caprichoso 2019

Boi-Bumbá Caprichoso divulga tema 2019 para o Festival Folclórico de Parintins
Boi-Bumbá Caprichoso divulga tema 2019 para o Festival Folclórico de Parintins

A Associação Cultural Boi-Bumbá Caprichoso vem disputar o 54º Festival Folclórico de Parintins com o tema “Um Canto de Esperança para Mátria Brasilis”.

O tema escolhido agrega valores de um povo que supera, a cada dia, as intempéries de tempos sombrios, trata sobre os problemas atuais da sociedade e como as populações lidam com pluralidade e diversidade cultural.

Homens e mulheres que constroem, através das eras, uma cultura multi-sincrética, agregadora, cheia de esperança que insiste em florescer banhada de sentimentos, contrariando a geografia estéril dos chãos do sertão, nos campos frios dos pampas, nos alagados do centro-oeste brasileiro, no contrastante cenário desigual do sudeste e nos mundos paradisíacos e esquecidos da aquática Amazônia brasileira. E, em especial, na pequena Parintins, a terra do boi-bumbá.

Um Canto de Esperança para a Mátria Brasilis nasceu da espontaneidade e da beleza de uma das expressões mais populares da cultura brasileira, inspirada nas xilogravuras, comuns nas ilustrações de cordéis e que remete às terras do fundador do Touro Negro, Roque Cid.

Boi-Bumbá Garantido 2019

‘Nós, o Povo!’ é o tema do Boi Garantido para o Festival Folclórico de Parintins 2019
‘Nós, o Povo!’ é o tema do Boi Garantido para o Festival Folclórico de Parintins 2019

A Associação Cultural Boi-Bumbá Garantido, por sua vez, escolheu o tema “Nós, o Povo!”. Esse tema norteará as três noites do Boi-Bumbá Garantido na busca pelo título do Festival Folclórico de Parintins em 2019.

Todo folclore emana do povo e por ele é celebrado à sua imagem e semelhança. O Folclore é o elemento de identidade mais genuíno, pois traduz ao vivo a alma de um povo. Com significado, identidade, cidadania, intensidade, criatividade e alegria, o tema ‘Nós, o povo!’ propõe um espetáculo que será concebido não apenas pelo senso estético, mas também nos costumes, no sentido de pertencimento e de dignidade do povo.

O tema do bumbá para a 54ª edição do Festival seria voltado à galera vermelha e branca e à história dela. O tema proposto busca o reencontro com o que há de mais importante no Garantido que é seu povo, sua galera.

O Garantido foi buscar seu tema no local mais apropriado, que é no meio de sua nação. Garantido é essência, história, trajetória, título e uma vida de conquistas que o faz o maior campeão do Festival. E tudo isso quem construiu foi o povo.

Comentários com Facebook

Carregar Mais Matérias Relacionadas
Carregar Mais Por Marcus Pessoa
Carregar Mais Em Agenda Cultural

Leia Também

Prefeitura de Manaus da inicio programação artística do ‘Natal das Águas’ e movimenta economia de Manaus

A Prefeitura de Manaus, em uma ação entre o Fundo Manaus Solidária (FMS) e a Fundação Muni…