Formação fortalece letramento e protagonismo infantil na rede municipal de Manaus - No Amazonas é Assim
Se Conecte Conosco
Manaus, AM, sábado, 25 de julho de 2026

Manaus

Formação fortalece letramento e protagonismo infantil na rede municipal de Manaus

Publicado há

em

Com foco no fortalecimento do letramento e da cultura escrita entre crianças de 4 e 5 anos, a Secretaria Municipal de Educação de Manaus (Semed) encerra, nesta sexta-feira (27/2), o primeiro módulo da formação do Programa Leitura e Escrita na Educação Infantil (Proleei). A capacitação é voltada a professores da educação infantil da rede municipal.

Foto – Renan Melgueiro/ Semed

As atividades ocorreram na Divisão de Desenvolvimento Profissional do Magistério (DDPM), localizada na avenida Maceió, na zona Centro-Sul da capital, além de outros polos distribuídos pela cidade.

A formação teve início em outubro de 2025, com os formadores municipais, e passou a atender, em fevereiro de 2026, os cursistas — professores do maternal 3, da pré-escola e pedagogos que atuam nesses segmentos. Nesta etapa inicial, 1.009 profissionais participam da capacitação, impactando mais de 44 mil crianças da rede municipal. O cronograma segue até o fim de setembro, com pós-seminários previstos para outubro.

O Proleei é uma iniciativa do Ministério da Educação (MEC), desenvolvida em parceria com estados, municípios, o Distrito Federal e universidades federais. O programa integra o Compromisso Nacional Criança Alfabetizada (CNCA) e tem como objetivo ofertar formação continuada a profissionais da educação infantil, prioritariamente docentes da pré-escola.

Integração entre programas

A chefe da Divisão de Educação Infantil (DEI), Cláudia Magalhães, destacou que o encontro evidencia a qualidade do trabalho realizado nas unidades de ensino e a integração entre as iniciativas pedagógicas.

Segundo ela, a formação permite que as práticas desenvolvidas em sala de aula dialoguem diretamente com as diretrizes do Proleei, fortalecendo a vivência e o protagonismo das crianças nas atividades pedagógicas. Cláudia também ressaltou que o projeto “Aprende+”, desenvolvido pela secretaria, está alinhado aos documentos institucionais e às diretrizes nacionais, servindo como referência para o trabalho pedagógico.

Para a professora Jéssica Lima Mota, do 1º período do Centro Municipal de Educação Infantil Blandino José Ribeiro (Cmei), a formação contribui diretamente para a prática docente e para o desenvolvimento das crianças. Ela afirmou que a capacitação oferece direcionamento pedagógico ao longo do ano letivo, permitindo acompanhar a evolução dos alunos e aprimorar o acolhimento e as estratégias de ensino.

Advertisement
Inscreva-se em nosso canal no Youtube : No Amazonas é ASsim

Inscreva-se em nosso canal no Youtube : No Amazonas é Assim

Entre em nosso Grupo no Whatsapp

Participe do nosso grupo no Whatsapp

Youtube – No Amazonas é Assim

Canal Youtube No Amazonas é Assim

Canal Youtube No Amazonas é Assim

Lendas Amazônicas, Urbanas e Folclóricas!

Lendas Amazônicas, Lendas Urbanas e Lendas Folclóricas

Lendas Amazônicas, Lendas Urbanas e Lendas Folclóricas

Prefeitura de Manaus

Últimas notícias da Prefeitura de Manaus

Governo do Amazonas

Últimas notícias do Governo do AM

Assembleia Legislativa do AM

Últimas Notícias do TCE-AM

Tribunal de Contas do Amazonas

Últimas Notícias do TCE-AM

Últimas Atualizações