Gêmeos siameses nascem unidos pelo tórax e abdome: têm quatro braços e duas pernas - No Amazonas é Assim
Nos Siga nas Redes Sociais
Manaus, AM, domingo, 16 de junho de 2024

Vixe Maria

Gêmeos siameses nascem unidos pelo tórax e abdome: têm quatro braços e duas pernas

Publicado

no

Gêmeos siameses nascem unidos pelo tórax e abdome: têm quatro braços e duas pernas

No último domingo (18) uma mulher egípcia deu à luz por cesariana à gêmeos siameses com duas cabeças, quatro braços e duas pernas. A operação foi realizada no Hospital Universitário de Mansura, cidade localizada na região do delta do Nilo, a cerca de 120 quilômetros do Cairo.

De acordo com o comunicado de imprensa do hospital egípcio, a operação foi bem sucedida e as crianças foram imediatamente transferidas para uma unidade especializada para estarem preparadas para o possível processo de separação. Os filhotes, no entanto, são unidos por todo o tórax e abdômen e podem compartilhar vários órgãos vitais; neste caso, é improvável que sobrevivam à operação.

A cesariana foi realizada por uma equipe médica especializada do Departamento de Obstetrícia e Ginecologia do hospital egípcio, ao final dos 9 meses normais de gestação. A mãe dos bebês sabia que estava dando à luz gêmeos siameses.

LEIA TAMBÉM  Influencer Belle Belinha leva surra de bunda em show da MC Pipokinha. Veja o vídeo +18

Exames preliminares com ondas sonoras quadridimensionais foram realizados antes da cesariana para avaliar sua condição. Conforme indicado, a cirurgia foi bem-sucedida e as gêmeas foram imediatamente entregues aos cuidados de uma equipe de especialistas para monitorar sua condição particular. Foi realizado pelo Dr. Mohamed Fekry do Departamento de Obstetrícia e Ginecologia e pelos colegas anestesistas Kholoud Al-Muji e Mohamed Ali. O sexo das crianças não foi divulgado, mas sabe-se que gêmeas siamesas (sempre do mesmo sexo) têm três vezes mais chances de nascerem meninas.

Não se sabe quais órgãos os bebês nascidos no Egito compartilham, mas é possível que tenham apenas um intestino e dois rins, já que do abdômen para baixo resulta o corpo de um único bebê. Durante seu desenvolvimento no útero, os gêmeos siameses são monoamnióticos – ou seja, compartilham um único saco amniótico – e monocoriônicos, ou seja, são sustentados por uma única placenta.

Publicidade
Se Inscreva em Nosso Canal no Youtube : No Amazonas é Assim - Notícias e Regionalismo

Mas por que nascem gêmeos siameses?

A causa do nascimento de gêmeos siameses reside na falha na separação da placa embrionária (zigoto em desenvolvimento) entre o 15º e 17º dia de gestação ou na fusão de 2 discos amnióticos (zigoto em desenvolvimento) ao nível da coluna vertebral, de tórax, abdome ou pelve na 3ª ou 4ª semana de vida intrauterina. A frequência de nascimentos de gêmeos siameses varia de 1 em 50.000 a 1 em 100.000 nascidos vivos com base na região geográfica, igual a “um caso em 400 gêmeos idênticos”. Sabe-se ainda que 4 em cada 5 casais perdem a vida no útero (28%) ou imediatamente após o nascimento (54%), devido à presença de malformações graves “incompatíveis com a vida”.

LEIA TAMBÉM  Cenas Fortes: Briga de terçados faz vítima fatal em Maraã. Homem ficou com as tripas pra fora!

No caso dos nascidos vivos, como aconteceu no Egito, sempre que possível é possível proceder a uma cirurgia de emergência para separação ou planejá-la posteriormente, com base na situação clínica e funcional dos bebês.

LEIA TAMBÉM  Vídeo intímo de Zé do Paredão e esposa de Oh Polêmico vaza e treta toma conta da internet. Vídeo +18

Antes de proceder à separação, pode-se passar pela reconstrução tridimensional/virtual da anatomia através das imagens coletadas por tomografia computadorizada e ressonância magnética, para saber exatamente onde e como proceder uma vez sob a faca.

Para completar a intervenção, que pode durar muitas horas, é necessária a colaboração de uma vasta equipa multidisciplinar. Conforme especificado, o destino dos bebês nascidos em Mansoura não é conhecido.

Gêmeos siameses nascem unidos pelo tórax e abdome: têm quatro braços e duas pernas

Gêmeos siameses nascem unidos pelo tórax e abdome: têm quatro braços e duas pernas

Deixe seu comentário aqui embaixo 👇…

Sou o idealizador do No Amazonas é Assim e um apaixonado pela nossa terra. Gravo vídeos sobre cultura, comunicação digital, turismo e empreendedorismo além de políticas públicas.

Lendas Amazônicas, Urbanas e Folclóricas!

Curta a gente no Facebook

Bora Falar de Direito?

Confira as dicas de direito

Prefeitura de Manaus

Últimas notícias da Prefeitura de Manaus

Governo do Amazonas

Últimas notícias do Governo do AM

Tribunal de Contas do Amazonas

Últimas Notícias do TCE-AM

Assembleia Legislativa do AM

Últimas notícias da ALE-AM

Entre em nosso Grupo no Whatsapp

Participe do nosso grupo no Whatsapp

Últimas Atualizações